Frialto e Ponto Alto promovem ação socioambiental em Matupá

Projeto Futuro Verde visa revegetação de áreas degradadas e preservação das nascentes de água
Frialto e Ponto Alto promovem ação socioambiental em Matupá

O Frigorifico Frialto e o PontoAlto Confinamento realizaram na manhã deste sábado (17) o Projeto Socioambiental ‘Futuro Verde – Ações que Transformam’ que contou com a parceria da Coogavepe e Somar Ambiental e Engenharia, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Matupá e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires.
 
Os idealizadores, parceiros, colaboradores e voluntários foram recebidos com um delicioso café da manhã e também participaram de uma breve explanação técnica da iniciativa de educação ambiental empreendida pela empresa frigorífica.
 
Em uma área que margeia a rodovia BR-163 foram desenvolvidas atividades de plantio de 1.500 mudas de árvores nativas de mais de 15 espécies que foram doadas pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto - Coogavepe.
 
Neste espaço territorial a pelo menos duas décadas já existia atividade garimpeira de extração de ouro e que agora através do Projeto Futuro Verde está sendo restaurada por meio de gramídeas que potencializam a cobertura vegetal da área degradada e agregação do plantio de árvores nativas da região que garantirão a médio prazo a retomada das funções ecossistêmicas.
 
“Somos parceiros dos órgãos governamentais, privados e não governamentais nas ações de recuperação ambiental. A Coogavepe tem seu viveiro próprio e conta com um quadro técnico profissional que está disponível para auxiliar nos projetos e medidas de revegetação, inclusive nas regiões já mineralizadas. Estamos felizes em participar desta 1ª edição do Futuro Verde do Frialto e Ponto Alto. Juntos estamos fazendo o plantio de árvores neste local que conta com uma potencial nascente de água”, destacou o Engenheiro Florestal André Zampieri.
 
A Bióloga do Frialto, Pamela Sangaleti, agradeceu a todos os participantes, colaboradores das empresas, instituições parceiras e voluntários que estão engajados e cumprindo a missão de promover o equilíbrio químico, físico e biológico desta área degradada cujo esforço cooperativo irá garantir no futuro a devolução ao solo das plenas condições de produtividade.
 
Os Gerentes João Renato (Frigorífico Frialto) e Mackghiver Moreira (Ponto Alto Confinamento) destacaram que a mobilização socioambiental que contou com a participação direta da SEMMA Matupá, SEMA-MT, Comitê da Bacia Hidrográfica, Coogavepe, Somar Ambiental e os colaboradores das empresas não apenas garantirá a recuperação visual da paisagem, mas também a reconstrução da dinâmica vegetal, de forma que a área restaurada seja sustentável ao longo do tempo e recupere sua biodiversidade.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.