Olhar Noticias

Cuiabá

Taques aponta melhora e diz que aeroporto “não envergonhará mais”

Expectativa do governador é de que a obra seja concluída até agosto deste ano

Durante vistoria na obra do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, nesta terça-feira (09), o governador Pedro Taques (PSDB) afirmou "ter certeza" que o terminal não será mais motivo de vergonha para a população mato-grossense.

 Desde 2014, o aeroporto de Várzea Grande vem recebendo as piores notas na pesquisa de satisfação feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

 Na última, divulgada em janeiro deste ano, o terminal recebeu nota 3,83, numa escala de 1 a 5, a segunda pior do Brasil.

“Viemos fazer uma visita às duas alas [de embarque e desembarque doméstico e embarque internacional] que já estão prontas deste aeroporto. Precisamos terminá-lo. Temos pronto quase 80% do projeto. A parte debaixo será reformada agora, pois estava sendo utilizada. Não entregamos obras pela metade”, disse o tucano.

 “Tenho certeza que no próximo levantamento, [o aeroporto] já estará em melhores condições. Não mais nos envergonhará como um dos piores do Brasil. Não sou Bidu, Mãe Dináh, entre outros que adivinham, mas essa obra já está quase 'digoreste', falta apenas a parte final”, afirmou Taques.

 Conforme ele, a expectativa é de que a obra seja concluída até agosto. Resta ser finalizado, ainda, o setor C da praça de alimentação e a parte operacional dos órgãos públicos.

 “Na política, você precisa de três coisas: paciência, paciência e paciência. Até para uma pessoa nascer demora nove meses. Da forma como nós pegamos as obras do Estado... Agora que está dando fruto, quando a transformação acontece, o resultado aparece”, disse.

 “Nós tínhamos o aeroporto 100% não pronto, agora estamos com 80%. Só aquele que não vê, que não enxerga, que está melhorando. Antigamente, isso aqui estava muito ruim. Agora já estava ficando bom, falta apenas 20% e vamos melhorar nos indicadores [da pesquisa]”, completou.

 As obras

 Orçada em R$ 83,9 milhões, as obras no terminal foram iniciadas em dezembro de 2012 e chegaram a ficar paradas por 10 meses, ainda na gestão passada, e retomadas em outubro de 2015. 

 A ordem de recomeço dos serviços foi emitida em outubro de 2015. Até o momento, a execução atinge 80% do total contratado, conforme relatórios da Secretaria de Estado de Cidades (Secid). 

 Já foram pagos R$ 64,9 milhões pelos serviços realizados ao consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia.

 Além do terminal de passageiros, o contrato compreende a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto. 

 Também fazem parte da obra a ampliação da Central de Utilidades, a construção de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero. Boa parte desses itens já está concluída. 

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/cuiab/2017/05/09/taques-aponta-melhora-e-diz-que-aeroporto-no-envergonhar-mais/544.html