Olhar Noticias

Mato Grosso

Oscar Bezerra vira réu por admitir servidores sem concurso após contrato irregular na Saúde

As supostas irregularidade se encaixam no tipo penal descrito no art. 1º, XIII e XII, do Decreto-Lei n. 201/67

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso deve julgar nos próximos meses uma ação penal contra o deputado estadual Oscar Bezerra por admissão irregular de servidores e antecipação de pagamento de credores quando ocupava o cargo de prefeito de Juara.  

Segundo a denúncia, na condição de prefeito, no período de 2005 a 2008, o acusado teria nomeado, admitido e designado servidores contra expressa disposição de lei, desrespeitando a obrigatoriedade da realização de concurso público para o provimento de cargos e empregos públicos. 

A admissão irregular de servidores se daria por contratos celebrados com a Pessoa Jurídica denominada Clínica Médica São Paulo Ltda., tendo como finalidade a contratação de médicos para prestar o serviço público de saúde, nas mais variadas áreas do município. 

Além da Clínica Médica São Paulo, a municipalidade, na gestão do acusado, celebrou contratos de prestação de serviço público de saúde com outras empresas do ramo, como a Clínica Médica Vale do Arinos Ltda., a Crimaval Serviços de Enfermagens Ltda., e a Sociedade Médica São Lucas Ltda.

As supostas irregularidade se encaixam  no tipo penal descrito no art. 1º, XIII e XII, do Decreto-Lei n. 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores, e dá outras providências. Os crimes seriam “nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei” e “antecipar ou inverter a ordem de pagamento a credores do Município, sem vantagem para o erário”.

O outro lado

Olhar Jurídico entrou em contato com o deputado Oscar Bezerra. O parlamentar informou que todos os serviços foram prestados, inexistindo irregularidades. Ainda conforme o político, ação ocorre por abuso de poder por parte do Ministério Público. Segundo Oscar, mais de 30 processos semelhantes já foram arquivados.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/mato-grosso/2017/08/18/oscar-bezerra-vira-ru-por-admitir-servidores-sem-concurso-aps-contrato-irregular-na-sade/1607.html