Pedro Taques 'surta' em evento ensandecido chama todo mundo de mentiroso
Governador grita ensandecido em evento e chama todo mundo de mentiroso
governador Pedro Taques teve um dia de fúria na última semana em visita a Rondonópolis (215 km de Cuiabá). Primeiro foi a demora inesperada por conta das condições de pouso no aeroporto maestro Marinho Franco, atrasando assim a sua chegada.
No primeiro evento da agenda oficial do governador, a inauguração da quadra de esportes da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga – Eemop, que estava lotada de alunos que aguardavam ansiosos pelo anúncio oficial da instalação da Universidade de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, Taques já encontrou manifestantes.
Ao começar seu discurso, o governador chegou a ser sonoramente vaiado, e como resposta, chamou todos de mentirosos, esbravejando de uma forma nunca vista por um chefe de estado.
O áudio e vídeo de seu surto viralizou na internet durante toda a semana, e já está reservada por marqueteiros que, dizem, ser um prato cheio para usar na próxima campanha eleitoral.
“Mentirosos”, “mentirosos”, gritava a todo momento o governador ao microfone. Em dado momento Taques afronta os manifestantes de forma emburrada. “Vocês não querem a UNEMAT aqui? Não querem? Então ok. Eu não vou assinar o documento, não vou. Não vou assinar o documento, ok? Não querem? Democracia, democracia amigos, é respeito. Respeito.”
Ouça o áudio:
Veja a transcrição da polêmica fala do governador:
“Bom dia a todos. Pelo visto vocês não querem a Unemat aqui, esses três cursos, não querem a unemat, portanto. Olha, só um minutinho. Eu não vou assinar este termo antes que eu possa falar aqui. Não assinarei esse termo. Eu quero, inicialmente agradecer a presença de todos aqui, inclusive os mentirosos que estão fazendo algumas manifestações, eu queria uma salva de palmas a aqueles que estão fazendo manifestação, por favor. Nós vivemos na democracia, me permitam eu vou ler cada um dos cartazes que estão aqui, ok? Abaixa aí que eu vou pedindo para vocês levantarem, está vendo o sintep aqui? O sintep aliás o você presidente do sintep está aqui não está? É do PT, o partido que quebrou o brasil. Vá visitar os seus amigos em Curitiba.
Vamos ler aqui o seguinte. Eu não sou filho de pai assustado, pode filmar a vontade, vocês estão vendo ali ó concurso já. Vocês sabem o seguinte, o PT administrou a secretaria de educação por 8 anos e não fez concurso. Eu autorizei o concurso e o edital foi assinado em março, portanto estão mentindo, mentirosos. Eu não vou assinar isso aqui enquanto eu não terminar de falar, concurso público está autorizado. Estão mentindo, mentirosos. Vamos falar sobre outros cartazes, RGA o único estado que pagou em 2015 foi Mato Grosso porque eu determinei o pagamento do RGA, ok? Determinei em 2016 o único estado que pagou foi Mato Grosso, porque eu determinei, mentirosos. Ok? Levante a faixa da terceirização, a terceirização não tem nada a ver com o governo. Está sendo decidido no congresso nacional, mentirosos. Mentirosos. Vamos fazer uma pergunta aqui, amigos. Quando surgiu a UNEMAT em Mato Grosso? Vocês sabem? 1990 estes estudantes aqui não eram nascidos em 1990. Sabe desde quando os governadores prometem a UNEMAT aqui em Rondonópolis? Desde 1990. E sabe qual o governador que vai instalar a UNEMAT aqui em Rondonópolis?
Eu não assinei o documento ainda, porque ao que me conta vocês não querem a UNEMAT aqui. Sabem quantos municípios pediram a UNEMAT? Vários municípios pediram a UNEMAT, mas vocês não querem a UNEMAT aqui. Estudantes das escolas públicas não querem, os professores ali não querem a UNEMAT aqui. Olha só, olha o cartaz que está escrito ali. Cadê os cursos de jornalismo e direito? O deputado Sebastião Rezende, vem aqui, o Deputado Sebastião Rezende está dando as emendas dele para que eu o governador autorize o curso de direito aqui para que nós tenhamos mês que vestibular em junho aqui, mas vocês não querem. Vocês não querem. Vocês não querem, o curso de direito na UNEMAT daqui, está manifestação aqui é uma manifestação democrática. Vivemos na democracia, nós lutamos a muito tempo pra que tivéssemos manifestação como estas, mas não manifestações mentirosas como essa aqui falando de concurso público. Vamos definir o seguinte, nós temos uns recursos para três cursos na UNEMAT daqui. Os senhores querem que eu retire esse recurso para reformar essa escola e tirar o recurso da UNEMAT? Sim ou não?
Querem ou não? Os senhores querem a UNEMAT aqui ou não?
Não querem? Então ok. Eu não vou assinar o documento, não vou. Não vou assinar o documento, ok? Não querem? Democracia, democracia amigos, é respeito. Respeito!
Vamos falar de números. O governo do estado, na nossa administração, na nossa administração. Esta cumprindo um sonho de mais de 20 anos aqui em Rondonópolis. Mais de 20 anos, nossa administração que vai determinar isso, agradeço ao presidente da câmara e aos vereadores. Muito obrigado pela luta da UNEMAT, muito obrigado. Agradeço os prefeitos aqui presentes, muito obrigado, eu vou assinar o termo de criação da UNEMAT por mais que vocês não entendam a importância disso. Eu vou assinar. Depois de 20 anos de luta o filho do trabalhador o filho do trabalhador vai poder fazer vestibular para direito. Vai poder fazer vestibular para ciências, vai poder fazer vestibular aqui na UNEMAT, e não adianta os mentirosos, os mentirosos, são mentirosos. O concurso está aberto o concurso. Façam o concurso, passem no concurso e depois vocês podem reclamar.
Muito obrigado pela presença de todos e até a próxima.