Olhar Noticias

Mato Grosso

Reforma do aeroporto de VG será inaugurada em 10 de outubro

O ministro Maurício Quintella assegurou ainda que outros três aeroportos de Mato Grosso já são tratados com prioridade pelo Governo Federal e devem ficar prontos até o ano que vem.

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá,  serão finalizadas e inauguradas no dia 10 de outubro. O anúncio foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), após reunião com o ministro Maurício Quintella, dos Transportes, o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, e membros da bancada do Estado no Congresso, realizada nesta quarta-feira, 5.

Para o senador, isso representa uma vitória da bancada quanto à gestão dos transportes no Estado, onde o empenho dos parlamentares trouxe melhorias significativas nas instalações do terminal, que já foi considerado o pior do Brasil. “Vai garantir conforto e usabilidade para aqueles que frequentam o aeroporto. Mas não paramos por aí, já que estamos formalizando o pedido para que a área de cargas do aeroporto também ganhe melhorias, colocando o Marechal Rondon como um hub de transportes que conecta todo o Mercosul”, comemorou Wellington.

O ministro Maurício Quintella assegurou ainda que outros três aeroportos de Mato Grosso já são tratados com prioridade pelo Governo Federal e devem ficar prontos até o ano que vem. O anúncio acontece após uma série de tratativas do grupo para garantir que o transporte aéreo mato-grossense avance. Wellington Fagundes, que preside  a Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), afirmou que os terminais de Sinop, Cáceres e Tangará da Serra receberão, ao todo, R$18 milhões em investimentos. 

"A bancada conseguiu fazer com que o ministro observasse a necessidade de o terminal de Sinop receber regularização para operação com instrumentos, enquanto Cáceres e Tangará ganham sinalização para balizamento e ajustes", adiantou o senador.

Segundo Quintella, os projetos já estão com o Governo do Estado e devem ser analisados em reunião do próximo comitê gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve validá-los, já que a documentação está em dia e os projetos bem desenvolvidos. "O objetivo é tirar todas as restrições que o aeroporto tem para trabalhar normalmente, por meio da adequação de pista, fazendo com que os terminais fiquem operacionais e com preço baixo de manutenção", informou ministro.  

O senador aproveitou para adiantar que os aeroportos de Rondonópolis, Cuiabá, Barra do Garças, Alta Floresta e Sinop deverão figurar em um novo pacote de concessões do Governo Federal. "Ao relatar a política de Desenvolvimento da Aviação Regional, no ano passado, deixei bem claro a necessidade de que o interior do país tenha um transporte fortalecido”, lembrou Fagundes.

Rodovias - Outro assunto tratado no Ministério dos Transportes diz respeito às obras em oito pontes na BR-242, na região de Nova Ubiratã e Santiago do Norte. O ministro afirmou que já estão com contrato assinado e aguardam o licenciamento ambiental por parte do IBAMA. Nesse ínterim, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antônio Garcia, conta que os serviços já possuem recursos empenhados. 

O senador Wellington aproveitou para cobrar o ministro quanto a retomada das obras na BR-163. "Conversei ontem com o presidente do BNDES, Dr. Paulo Rabello, que enxerga ser possível empenhar recursos para a conclusão dessa tão importante rodovia", acrescentou o republicano. Para ele, é de fundamental importância que seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição 39, de sua autoria, que torna as concessões como sendo políticas de Estado, ou seja, que não se permaneça a insegurança jurídica na troca de um governo a outro.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/mato-grosso/2017/07/05/reforma-do-aeroporto-de-vg-ser-inaugurada-em-10-de-outubro/1097.html