Olhar Noticias

Matupá

Conferencia Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico de Matupá

UFMT, FUNASA, AMM-MT, Governo do Estado e Prefeitura trabalharam juntos na elaboração do PMSB.

A Conferencia Pública que tratou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com as presenças do Prefeito Valtinho Miotto, Vereadora Wânia Oliveira, Promotor de Justiça Dr. Felipe Oliveira, representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso – UFMT, Professora Maria Jacobina da Cruz Bezerra, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Vicente Correia Moraes Filho, Francisco Borja - Escritório Regional de Saúde, Secretários municipais e demais segmentos da sociedade organizada Matupaense.

O PMSB irá contribuir para a melhoria do planejamento, gestão, estrutura e operação dos sistemas de abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário, drenagens pluviais urbanas e de resíduos sólidos.

A cidade de Matupá conta com uma população de 15.870 habitantes aonde o Saneamento Básico vem recebendo investimentos Públicos e Privados ao longo dos anos.

O Plano Municipal veio para diagnosticar a situação local e criar uma política pública para ser implementada gradativamente nos próximos 20 anos, levando-se em conta os impactos ambientais e na qualidade de vida da população. Neste contexto serão utilizadas as ferramentas, mecanismos, projetos, ações, atividades e planejamento estratégico para se chegar as metas e objetivos.

Em Matupá dois comitês o Executivo e o de Coordenação acompanharam o trabalho dos técnicos e participaram de todo processo. O PMSB traça os caminhos para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento local comprometido com a conservação dos recursos naturais, em especial da água e do solo.

Uma minuta do Plano Municipal de Saneamento Básico foi entregue pela UFMT e a Fundação Nacional de Saúde. Além da participação popular na sua elaboração um Projeto de Lei deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores para deliberação e aprovação, revisão do Plano deverá ser feita a cada quatro anos. A consolidação do plano é condição para que o município receba recursos da União destinados a serviços de saneamento básico. A previsão de investimento por meio de estimativas é de R$ 110 milhões no período de duas décadas. 

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/matup/2017/09/20/conferencia-pblica-do-plano-municipal-de-saneamento-bsico-de-matup/1893.html