Matupá
Lideranças cobram do DNIT duplicação e conclusão da rodovia BR-163
APROSOJA Movimento Pró LogÃstica, Prefeito Valtinho Miotto Empresários, Associações, Sindicatos e Cooperativas apresentaram as demandas aos Técnicos do DNIT e Ministérios do Planejamento e Transportes.
Empresários do Agronegócio, Secretários Municipais, Indústrias Frigoríficas, Sindicato Rural, Vereadores, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Associações de Produtores, Imprensa Regional e diversos segmentos da sociedade organizada do Vale do Peixoto estiveram reunidos para recepcionar os representantes do Estradeiro APROSOJA, Movimento Pró-Logística e os Técnicos dos Ministérios do Planejamento, Transportes e Agricultura, bem como do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.
O encontro aconteceu na sede da Empresa Bom Futuro em Matupá e esteve em pauta a conclusão da pavimentação asfáltica da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) até o final do ano de 2018, onde estão garantidos pelo Governo Federal R$ 128,5 milhões. A rodovia é importante escoadouro de grãos entre o Centro-Oeste do país até os terminais de Miritituba, no município de Itaituba, e de Santarém (PA).
Inicialmente os técnicos, engenheiros e coordenadores de projetos estratégicos dos ministérios juntamente com as lideranças da APROSOJA e do Movimento Pró Logística estarão percorrendo o trecho da rodovia de Sinop-MT até Miritituba-PA para levantamento de dados, informações e das demandas de infraestrutura e logística.
O Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, que cumpre agenda em Brasília foi representado pelo Secretário de Administração e Planejamento, Ivaine Molina, que por sua vez protocolou a solicitação da duplicação da BR-163 entre Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte, construção de ciclovias nas travessias urbanas, construção de trevos e viadutos, instalação de lombadas eletrônicas e interseções nos entroncamentos da BR-163 com a MT-322 (Antiga Estrada Municipal W-10) e na estrada municipal Divisa Norte entre os municípios de Matupá e Guarantã do Norte.
“O objetivo é garantir melhor estrutura para a rodovia federal para que dê condições de escoamento da produção agropecuária, minimizando os custos, mas também de assegurar segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres que cotidianamente utilizam a BR-163. Os registros de acidentes com vítimas fatais vem aumentando consideravelmente e a execução dessas melhorias impactará na diminuição desses índices”, disse o Secretário Ivaine Molina.
A conclusão da rodovia BR-163 é uma promessa de 50 anos, necessária para os estados do Mato Grosso e do Pará, já que os produtores dependem dela para ter acesso à hidrovia do Rio Tapajós, a 300 quilômetros ao sul de Santarém.
Em fevereiro deste ano, com as chuvas intensas que ocorreram, chegou a se formar uma fila de 2 mil caminhões em atoleiro de trecho em obras. Nos períodos de maior intensidade de escoamento trafegam até 1.500 caminhões pela rodovia por dia com tendência de dobrar este fluxo com os investimentos federais previstos.
Os portos localizados na região norte do país facilitam a exportação para países da Europa, para os Estados Unidos e para a Ásia, pelo Canal do Panamá.
Página:
https://www.olharnoticias.com.br/noticia/matup/2017/10/26/lideranas-cobram-do-dnit-duplicao-e-concluso-da-rodovia-br-163/2161.html