Matupá
Matupá Contra o Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil
CREAS realiza palestra com teatro de fantoches abordando o tema nas escolas públicas.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, esteve realizando nesta quarta-feira (15) na Escola Municipal Mundo Encantado da Criança, a 11ª Palestra e Apresentação Teatral de Fantoches com o Tema ‘Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.
Estiveram envolvidos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos do órgão que faz parte da rede protetiva.
O evento contou com a participação de professores e alunos com foco na vigilância, no reconhecimento dos sinais e na importância da denúncia dos casos de abuso, violência e exploração sexual.
Através do teatro de fantoches com uma linguagem simples e lúdica, o CREAS conseguiu repassar a mensagem de alerta a este grande perigo.
A peça utiliza uma narrativa divertida e mostra momentos de medo, vergonha e revolta, mas no desenrolar dos acontecimentos as personagens mostram atitudes que ajudarão a enfrentar a situação e denunciar o agressor.
Após o breve espetáculo de fantoches, a Psicóloga Marlene Ferraz, promoveu uma interação com perguntas e respostas com as crianças, alertando-as sobre os perigos das redes sociais, pornografia infantil, situações de violência e sérios e complexos problemas para quem é violentado, não apenas no momento, mas para toda sua vida.
O dia 18 de maio é destinado ao combate do abuso e exploração sexual infanto-juvenil em todo Brasil. O objetivo da mobilização é convidar a sociedade a assumir a sua responsabilidade e acabar com esse ciclo de violência, visando proteger meninas e meninos.
O cidadão pode denunciar qualquer ato de exploração sexual de crianças e adolescentes sem precisar se identificar pelos telefones: Disque 100, 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).
Página:
https://www.olharnoticias.com.br/noticia/matup/2019/05/16/matup-contra-o-abuso-e-explorao-sexual-infanto-juvenil/4823.html