O Prefeito de Matupá, Bruno Mena, cumpriu agenda em Cuiabá, oportunidade em que esteve reunido com Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Cel Alexandre Corrêa Mendes.
Esteve em pauta a viabilidade administrativa, técnica e educacional para implantação da Escola Militar Tiradentes no município, solicitação feita ao Governador Mauro Mendes quando esteve em visita a Matupá em junho de 2022.
Segundo o Prefeito Bruno Mena, as tratativas estão bem avançadas, quer seja com o 15º CRPM, Comando Geral da PMMT, Secretaria de Estado de Educação e a Prefeitura Municipal.
“A nossa expectativa é de que tenhamos a Escola Militar Tiradentes em atividade no município já no ano letivo de 2023. Estamos desenvolvendo estudos e fazendo uma série de levantamentos técnicos para utilização do espaço físico da Escola Técnica Estadual, o antigo CEPROTEC no período diurno para atender cerca de 350 alunos. Será mais uma modalidade de ensino sempre pautada pelo processo de ensino-aprendizagem organizado, respeitoso e sadio, tendo como meta possibilitar que o aluno incorpore valores familiares e patrióticos, bem como formar jovens autônomos e criativos”, disse o Prefeito Bruno Mena que conta com o respaldo do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) para implantação da Escola Militar Tiradentes na ‘Capital da Amizade’.
O Governo do Estado foi comunicado pela empreiteira encarregada pelas obras da Escola Técnica Estadual Matupaense de que o prédio deverá estar concluído em meados de dezembro/2022. As Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e de Educação trabalham em conjunto para dar celeridade na aquisição e disponibilidade de mobiliário, aparelhos e equipamentos para a nova unidade de ensino técnico profissionalizante, fator que poderá contribuir para uma possível inauguração da ETE e abertura das matrículas ou processo seletivo para a Escola Militar Tiradentes.
FILOSOFIA DA ESCOLA MILITAR TIRADENTES
Tem por filosofia dar ao Educando uma cultura solidificada na disciplina e na hierarquia militar, onde os fatores éticos sociais são preponderantes no senso crítico, no raciocínio analógico do ser, proporcionando uma visão consciente da democracia e formando o futuro cidadão para o exercício prévio da cidadania.
I - Oportuniza, ainda, o aperfeiçoamento das formas de comunicação e, em especial, da língua nacional, considerada a expressão maior da cultura brasileira, permitindo a integração do educando a uma discussão aberta à reflexão, raciocínio lógico de pensar, bem como ter o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhe permita situar-se criticamente diante da realidade e comprometer-se com sua transformação.
II - Estimula, finalmente, através da crítica positivista, os questionamentos análogos dos conceitos de DEVER, de DIGNIDADE, de RESPEITO, de VERDADE e de JUSTIÇA, cujos reflexos levam o educando a adoção de posturas éticas mais coerentes com os padrões e valores eminentemente sociais.