A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (21) durante sessão ordinária os Projetos de Lei de autoria do Prefeito Bruno Mena que tratam da concessão de comodato pelo período de 10 anos de uma área de 6.000 M² para a instalação da Associação Matupaense de Animais de Rua – AMAR, bem como, o repasse mensal por parte do Poder Público de R$ 4.000,00 para que a instituição faça o custeio de despesas rotineiras.
Segundo a Diretoria da AMAR, em setembro deste ano, parte do canil foi destruído devido a problemas ocasionados pelas condições climáticas, fato que danificou diversos cercados onde ficam os animais resgatados.
A Presidente Natália Mantovanni Beato Arrais e o Secretário Wilson Araújo da Silva destacaram a forte parceria com a Prefeitura de Matupá, que também repassou a Associação Matupaense de Animais de Rua (AMAR), mais de R$ 51 mil oriundo de percentual da arrecadação de portaria da EXPOMATUPÁ 2022.
Eles lembraram que o atual espaço da AMAR, localizado em uma Chácara na Linha do Ranário II, é alugado, restringindo qualquer possibilidade de construção, reforma, ampliação ou adequação.
Para todos os voluntários da associação, a concessão da área pelo Governo Municipal com possibilidade de prorrogação de 10 para até 20 anos será fundamental para a melhoria da infraestrutura e a ampliação do número de animais (Cães e Gatos) acolhidos.
Atualmente os cães e gatos recebem assistência veterinária periódica, alimentação, medicação e toda atenção necessária ao seu bom condicionamento para posterior processo de adoção pela comunidade.
“Hoje somos em média de 10 voluntários ativos na AMAR, todos nós temos nossos compromissos e afazeres, mas reservamos um tempo para dar carinho, proteção e muito aconchego a esses animais, em sua maioria abandonados pelas vias, mas resgatados com responsabilidade e trazidos para receber os cuidados na instituição. Conclamamos a população, quem puder contribuir voluntariamente nos ajudando na rotina da casa, campanhas, resgates e outras funções. Ao Prefeito Bruno Mena e aos Vereadores, registramos publicamente a manifestação de agradecimento por reconhecer o trabalho, esforço e voluntarismo pela saúde, conforto e adoção dos animais resgatados”, disse o Secretário Wilson Araújo.
O Prefeito Bruno Mena aguarda o protocolo dos Projetos de Lei aprovados pelo Poder Legislativo no Paço Senador Jonas Pinheiro para que possa sancionar as Leis de Concessão da Área Pública e o Repasse Financeiro a AMAR.
“Fico extremamente feliz em poder ajudar esta importante instituição, que desde de sua fundação tem merecido a confiança da municipalidade, justamente porque desenvolvem cuidados essenciais que garantem o bem-estar dos animais, além de lutar contra a exploração e maus tratos. Estarei sempre disposto a propor a contrapartida da administração pela perfeita funcionalidade da AMAR”, declarou o Prefeito Bruno Mena.