Peixoto de Azevedo
Chacareiros são incentivados na Cadeia Produtiva de Batata Doce
Secretaria de Agricultura de Peixoto de Azevedo proporciona assistência técnica, preparação do solo e mudas para chacareiros e sitiantes.
A nossa equipe de reportagem acompanhou os trabalhos de apoio e incentivo a agricultura familiar desenvolvidos por pequenos produtores no entorno do perímetro urbano da cidade de Peixoto de Azevedo.
Como é o caso do chacareiro, Gilmar Kaminsk, que utiliza pequenas áreas, ou seja, três pequenos terrenos do Bairro Santa Isabel para produzir de forma consorciada mandioca, feijão e batata doce.
Lotes ou terrenos baldios que anteriormente eram tomados por ervas daninhas, animais peçonhentos e até criadouros do mosquito aedes aegypti estão sendo transformados em canteiros experimentais da cultura da batata doce.
A Secretaria de Agricultura proporciona a gradeamento e nivelamento do solo através de patrulhas agrícolas, em parceria com a EMBRAPA e IFMT disponibiliza mudas melhoradas geneticamente e garante o acompanhamento técnico aos pequenos agricultores.
Nesta área o produtor Gilmar Kaminsk produz cinco espécies de batata doce especificamente para o mercado de alimentos, ele disse que o solo é leve, ideal para esse cultivo e que está aproveitando o período de chuva para ampliar o plantio, garantir melhor produtividade e lucratividade com as vendas nos mercados, mercearias, supermercados, feiras e nos domicílios.
O Secretário de Agricultura, Alan Aires, destacou que a cadeia produtiva da batata doce deverá ser estendida aos 11 projetos de assentamentos Peixotenses com todo suporte da pasta que já entregou patrulhas mecanizadas e kits de irrigação para as associações de produtores. Ele garantiu a viabilidade da cultura da batata doce que é de baixo custo, ciclo rápido e de fácil comercialização.
Os chacareiros, sitiantes e assentados que tiverem interesse no plantio da batata doce podem encontrar todo apoio técnico, parceria na mecanização da área e logística de comercialização junto a Secretaria de Agricultura.
A batata-doce é a sexta hortaliça mais produzida no Brasil e possui minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas A, D, C, B12 e B6, todos muito importantes para o corpo e pode ser usada para enriquecimento da merenda escolar.
Página:
https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2020/04/07/chacareiros-so-incentivados-na-cadeia-produtiva-de-batata-doce/5189.html