Dando prosseguimento ao projeto de implantação de Coleta Seletiva de Lixo no município de Peixoto de Azevedo, a Secretaria de Meio Ambiente deu início ao trabalho de instalação de Contêineres, os chamados ECOPONTOS, nas unidades escolares da rede pública de ensino.
A primeira escola a receber a Lixeira Ecológica foi a Dom Helder Câmara localizada no Bairro Aeroporto – o maior estabelecimento de ensino da sede de Peixoto de Azevedo-MT.
Acompanharam o ato de entrega o Promotor de Justiça, Dr. Marlon Rodrigues, a Secretária de Educação Sulamita Ortega Bianchi, Assessora Pedagógica Cleize Barros e a Secretária de Meio Ambiente Anni Karini.
Agora, além da coleta seletiva do lixo úmido e seco já em desenvolvimento nos bairros Centro Novo e Alvorada, também acontecerá em todos os colégios municipais e estaduais do perímetro urbano da cidade.
Os contêineres de lixo tem capacidade de armazenagem de 450 kg e seu formato facilita a coleta seletiva de papéis, plásticos e metais.
“Agregado a isso teremos palestras educativas, apresentação de teatros, campanhas de incentivo a coleta seletiva, ampla divulgação nos veículos de comunicação, e é claro, a ampliação deste projeto para todos os bairros da cidade, já que iniciamos com cronograma de coleta pelos Bairros Centro Novo e Alvorada. Sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade Peixotense a refletir, por meio de ações práticas, sobre sua responsabilidade quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente e de toda vida, esse é nosso objetivo e compromisso”, disse a Secretária Anni Karini.
No total serão 10 ECOPONTOS e neste contexto os estudantes serão os grandes disseminadores deste trabalho de conscientização da comunidade, fazendo com que ocorra uma mudança de cultura pela melhor qualidade de vida desta e das futuras gerações.
“O Ministério Público Estadual é parceiro nesta mobilização de sustentabilidade ambiental que começa a ser colocada em prática pela Secretaria de Meio Ambiente. O que os alunos aprenderão na escola a respeito da coleta seletiva também levarão para seus lares, colocando assim em prática a cultura do descarte consciente dos resíduos”, mencionou o Promotor de Justiça Dr. Marlon Rodrigues.
A Secretária de Educação Sulamita Bianchi enfatizou que os professores trabalharão na teoria e prática atividades relacionadas a educação ambiental.
“Fomos convidados para somar forças nesta luta junto a SEMMA e o MPE. Solicitaremos as Assessoras Pedagógicas que façam a intermediação das ações a serem executadas nas escolas com foco na questão da coleta seletiva e através da educação e cultura iremos desenvolver uma filosofia de ética, moral e respeito à natureza, promovendo uma verdadeira mudança de hábito junto a comunidade Peixotense”, comentou Sula Bianchi.
A conscientização da população é um fator importante para que as políticas ambientais alcancem sucesso.