Peixoto de Azevedo
Mulheres do PAIF recebem palestra da campanha Quebrando o Silêncio
O Tema deste ano é o SuicÃdio e abordagens sobre a prevenção contra o abuso e a violência doméstica.
O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS estabeleceu parceria junto a Igreja Adventista para realização da campanha ‘Quebrando o Silêncio’, um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica. Está sendo amplamente discutida e abordada nas palestras a potencialização da conscientização da comunidade em denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2018 é suicídio.
Palestras, dinâmicas, roda de conversa, orientações e aconselhamentos estão sendo propostos e direcionados por equipes multiprofissionais compostas por: psicólogos, assistentes sociais, pastores, técnicos e educadores.
A Psicóloga, Antônia Celes Lima do Nascimento, palestrou para as mulheres que fazem parte do Programa de Apoio Integral a Família – PAIF, e para as Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Ela enfocou a importância da observação minuciosa dos indícios que podem levar pessoas a cometerem o suicídio, quer seja o cansaço emocional, isolamento social e até mesmo o sono excessivo que evidencia o “pedido de socorro” de quem não está lidando bem com seus problemas e que pode enxergar na morte uma solução, ainda que ilusória.
“Neste contexto apresentamos as pessoas as ferramentas, mecanismos e instrumentos que podem em absoluto contribuir para a queda desses índices e colaborar para que os que sofrem com seus dramas pessoais tenham uma vida plena, feliz, estabilizada, fraterna e próspera”, salientou a Psicóloga Celes.
A Coordenadora do Projeto ‘Quebrando o Silência’, Geni Teixeira, alertou que são muitos os motivos que levam ao suicídio, a exemplo do distúrbio mental, depressão e ansiedade, de um abuso sexual, e de problemas sociais. “Este ano a Igreja Adventista está totalmente mobilizada para orientar, auxiliar e oferecer apoio a essas pessoas para que saibam também como agir preventivamente”, disse Geni Teixeira.
O Coordenador do CRAS, Rodrigo Ricieri, lembrou que palestras foram proferidas no PAIF, SCFV e ainda esta semana será desenvolvida na Gleba Liberdade (Alto Alegre e Flor da Serra) e no dia 05 de setembro realizará a Caminhada de Valorização a Vida pelas principais ruas e avenidas da cidade de Matupá.
Página:
https://www.olharnoticias.com.br/noticia/peixoto-de-azevedo/2018/08/30/mulheres-do-paif-recebem-palestra-da-campanha-quebrando-o-silncio/4096.html