Aconteceu na tarde desta sexta-feira (14) a reunião preparatória do Dia de Cooperar que será desenvolvido pela Cooperativa de Credito SICREDI e a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Rotary Clube de Peixoto de Azevedo-MT.
Ficou definido que o engajamento deste ano do ‘Dia C’ será voltado ao estimulo da reciclagem através da coleta seletiva de lixo e o destino correto dos resíduos como papel, metal e plástico.
A partir de hoje, uma campanha maciça passa a fazer parte da programação das emissoras de rádio e televisão, além dos sites, redes sociais e até mesmo haverá a propagação de informes de conscientização em som volante.
A Secretaria de Meio Ambiente conta com 12 Ecopontos de Coleta Seletiva espalhados pelos bairros da cidade, onde os moradores podem depositar esse tipo de resíduo para armazenagem e destinação final adequada.
Já no dia 27 de Julho (quinta-feira) equipes do Sicredi, COOGAVEPE, Rotary Clube e SEMMA estarão de prontidão nos três pontos extraordinários de coleta, sendo eles:
- Escola Estadual 19 de Julho – Bairro Centro
- Escola Militar Tiradentes – Bairro Aeroporto
- Escola Estadual Garcia Garrido – Bairro Mãe de Deus
Todas as pessoas que levarem lixo reciclável (papel, metal e plástico) receberão mudas de árvores ornamentais, frutíferas e nativas produzidas no Viveiro da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto.
A Secretária de Meio Ambiente, Anni Karini, destacou que os problemas ambientais vêm aumentando ano após ano e medidas sustentáveis são essenciais, tanto para o presente quanto para o futuro.
“Iniciamos a coleta seletiva de lixo e a agregação desses esforços é fundamental para que tenhamos a conscientização da população. O Dia C com esta abordagem será muito positiva para a sustentabilidade ambiental da cidade onde vivemos”, disse a Secretária Anni Karini.
O Presidente da COOGAVEPE, Gilson Camboim, relatou que o Dia de Cooperar será um reforço na conscientização de que a reciclagem não é apenas o reaproveitamento do lixo descartado, mas acima de tudo é impactante na redução da poluição e possui um papel importante no meio ambiente e na economia Peixotense.
O Gerente de Negócios do Sicredi, Ruan Cristopher e a representante do Rotary Clube, Raquel Querino, convidaram a comunidade a abraçar a causa da reciclagem, pois através dela se melhora a condição de vida da população, permite que a natureza se cure da poluição descontrolada e ainda proporciona uma fonte de renda aos catadores.