Política
Câmara cassa mandato de vereador suspeito de cobrar 'mensalinho' de servidores de gabinete em MT
Servidores contaram que repassavam parte do salário para uma assistente do parlamentar de Sinop. Ao todo, 13 vereadores foram favoráveis.
O vereador Fernando Heliodoro Brandão (PR), suspeito de receber um ‘mensalinho’ cobrado de servidores de gabinete, teve o mandato cassado na noite desta segunda-feira (14) pela Câmara Municipal de Sinop, a 503 km de Cuiabá, por quebra de decoro parlamentar. Brandão arrecadava parte dos salários de funcionários lotados no próprio gabinete.
De acordo com o departamento jurídico da Câmara de Vereadores, a cassação não cabe recurso. No entanto, Brandão pode contestar, na justiça, o rito do processo. O G1 tentou falar com o vereador, mas o celular dele estava desligado. Durante os depoimentos colhidos pela comissão, a defesa de Brandão negou todas as acusações.
Segundo a Câmara de Sinop, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar pediu a cassação do mandato do vereador por receber um 'mensalinho'. O mandato foi cassado durante sessão no plenário.
Ao todo, 13 vereadores foram favoráveis ao relatório final da Comissão de Ética e entenderam que Brandão foi ‘omisso e passivo ante a prática de extorsão de parte ou todo salário de servidores e/ou prática de agiotagem atentatória às leis’. Brandão votou contra a cassação.
Conforme a Câmara, a Comissão de Ética foi composta pelos vereadores Dilmair Callegaro (PSDB), Tony Lennon (PMDB) e Joacir Testa (PDT). Desde abril, eles investigaram acusações e denúncias referentes ao repasse de valor mensal ou o salário integral a chefe de gabinete, Viviane Bulgarelli e ao vereador cassado, Fernando Brandão.
Página:
https://www.olharnoticias.com.br/noticia/poltica/2017/08/15/cmara-cassa-mandato-de-vereador-suspeito-de-cobrar-mensalinho-de-servidores-de-gabinete-em-mt/1551.html