Membros da Diretoria Executiva, Conselheiros e Cooperados da Coogavepe estão em Cuiabá acompanhando de perto o processo de votação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Projeto de Lei Complementar Nº 64/2023 de autoria do Governo do Estado e que autoriza a realocação de reserva legal dentro de imóvel rural para extração mineral, observando que a área proposta tenha dimensão igual ou superior a 10% da área a ser realocada.
A proposta irá impactar positivamente no fortalecimento da atividade mineradora para o desenvolvimento e fomentação da economia do estado, uma vez que os materiais agregados são utilizados para confecção de diversos produtos e manutenção de atividades e serviços.
Para se ter uma ideia a mineração é responsável por quase 5% do PIB Nacional e oferece produtos para variados tipos de indústria como construção civil, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímicas e metalúrgicas, além de insumos diretamente ao agronegócio.
Especificamente na região Vale do Rio Peixoto a mineração tem ao longo dos anos ampliada a arrecadação tributária dos município e sido alavanca para geração de novos empregos.
A Comitiva da Coogavepe foi recebida pelos Deputados Dilmar Dalbosco (líder do Governo na AL-MT) e Carlos Avalonne (presidente da Comissão de Meio Ambiente), além de receberem o apoio incondicional da Deputada Federal Coronel Fernanda.