Política
Grupo descarta desfiliação e tentar retomar comando do PSB no voto
Grupo liderado por Fábio Garcia e Mauro Mendes ainda garantiu apoio a gestão de Pedro Taques
O grupo de deputados estaduais e federais do PSB destituídos do diretório regional da legenda por decisão do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, destacou que irá tentar retomar o comando do partido “no voto”. Eles descartaram, de imediato, deixar a legenda.
A crise no PSB se iniciou quando o deputado federal Fábio Garcia, então presidente do diretório regional, votou favorável a reforma trabalhista proposta pelo Governo Federal. A orientação da direção nacional da legenda era votar contra o projeto e, por conta disso, destituiu Garcia do comando do partido.
Na última semana, o PSB nacional voltou a surpreender anunciando o retorno do deputado federal Valtenir Pereira ao partido. Além da filiação, Valtenir assumiu a presidência do partido em Mato Grosso.
A situação gerou revolta dos principais membros do partido no Estado. Isso porque, Pereira deixou a sigla em 2013 levando mais de 10 prefeitos e dezenas de vereadores. Além disso, era desafeto declarado do então prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).
Desde o retorno de Valtenir, são fortes os rumores de que o grupo liderado por Mauro Mendes vai deixar o partido. A princípio, esta não é a intenção. “Vamos permanecer no PSB, lutar para retomar o nosso espaço de forma democrática, através de voto nas eleições dos diretórios municipais e estadual”, diz trecho da nota assinada pela bancada federal, estadual e por Mauro Mendes.
O grupo também destacou que continuará dando sustentação as ações do Governo do Estado. Valtenir é claramente oposição ao governo tucano.
“Continuaremos tratando a todos do PSB com o mesmo respeito de sempre, atuando de forma democrática, respeitando a vontade da maioria, compreendendo as divergências e buscando sempre o consenso”, assinala a nota.
Na próxima segunda-feira (26), haverá uma reunião dos deputados com a base do partido para encaminharem novas deliberações a respeito da crise partidária.
Íntegra da nota dos membros do PSB
Por ordem do Deputado Federal Fabio Garcia, segue abaixo informações e convite:
Prezados companheiros, amigos e filiados do PSB em Mato Grosso. Ontem estivemos reunidos na Assembleia Legislativa para discutirmos a situação do nosso grupo político no PSB. Após longa reunião, nós decidimos os seguintes encaminhamentos:
1- Nossa prioridade absoluta é manter o nosso grupo unido e marchar juntos na busca de uma solução para todos
2- Vamos permanecer no PSB, lutar para retomar o nosso espaço de forma democrática, através de voto nas eleições dos diretórios municipais e estadual
3- Não iremos abrir mão de nossos direitos e buscaremos a justiça, caso necessário, para que os mesmos sejam assegurados
4- Não mudaremos nossa posição em relação ao Governo do Estado em virtude dos últimos acontecimentos
5- Continuaremos tratando a todos do PSB com o mesmo respeito de sempre, atuando de forma democrática, respeitando a vontade da maioria, compreendendo as divergências e buscando sempre o consenso.
6- Na próxima segunda-feira, faremos uma reunião ampliada com nossos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças para continuarmos conversando conjuntamente sobre nossos encaminhamentos. A reunião será segunda feira, 26/06, no Hotel Delmond (Av. André Antônio Maggi,1980, Alvorada), as 09:30 da manhã.
Atenciosamente,
Adilton Sachetti
Adriano Silva
Eduardo Botelho
Fabio Garcia
Mauro Mendes
Mauro Savi
Max Russi
Oscar Bezerra
Página:
https://www.olharnoticias.com.br/noticia/poltica/2017/06/23/grupo-descarta-desfiliao-e-tentar-retomar-comando-do-psb-no-voto/981.html