Olhar Noticias

União do Norte

Setor Produtivo Peixotense terá perdas por conta das estradas

Ex-Vereador Joranir Soares cobra providências urgentes de recuperação de pontes e bueiros nos assentamentos rurais

O Ex-Vereador Joranir Soares esteve nos assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo e se deparou com a situação de precariedade das estradas, pontes e bueiros que foram destruídos pelas ultimas chuvas, deixando ilhadas diversas comunidades.
 
A situação é extremamente crítica no Planalto do Iriri, Vida Nova I, Vida Nova II, Antônio Soares, São José União, Padovani, PA Cachimbo, E-60 e em todos os demais assentamentos ao distrito União do Norte.
 
“É inacreditável a situação que os agricultores familiares, plantadores de grãos e pecuaristas estão sofrendo por conta da falta de planejamento e incompetência da atual administração. Fui vereador e presidente da Câmara, no parlamento estava na linha de frente em defesa do setor produtivo e mesmo com toda dificuldade conseguíamos escoar a produção desenvolvendo serviços emergenciais na malha viária rural. Mas pelo que vejo, não há medidas efetivas para que a infraestrutura seja melhorada nem mesmo no período de estiagem. Para poder transitarem em seus travessões os próprios produtores utilizam seus maquinários, mão-de-obra e matéria prima. É realmente lastimável um município tão rico e com serviços públicos de péssima qualidade ou inexistentes”, reclamou Joranir Soares.
 
O ex-vereador também lembrou que existem associações de desenvolvimento sustentáveis e de produtores que já possuem parceria com o governo do estado e que precisam de uma maior participação da prefeitura para sanar as mazelas que dificultam a trafegabilidade, oneram os custos do frete, depredam os veículos, caminhões e maquinários, impedem o itinerário do transporte escolar e dificultam o direito de ir e vir das pessoas.
 
“Pedimos ao Prefeito e aos Vereadores que procurem essas Associações e busquem recursos financeiros junto ao Governo Federal e seus Ministérios. Temos o Senador e Ministro da Agricultura Carlos Fávaro, que conhece a pujança produtiva do Vale do Peixoto e ainda temos o Vice-Líder do Governo na Câmara Federal, Deputado Emanuelzinho e toda bancada de Mato Grosso em Brasília que podem agilizar convênios para reestruturação dos mais de 3.000 km de estradas de chão existentes no município de Peixoto de Azevedo. O que está faltando é vontade política para resolver toda esta problemática”, comentou Joranir.
 
Ele também observou que a SINFRA-MT está com um programa específico para substituição de pontes e bueiros de madeira por aduelas, pontes e bueiros de concreto. Basta que o município apresente os projetos e cumpra as normativas estabelecidas de execução e prestação de contas para que seja inclusa.

Página:

https://www.olharnoticias.com.br/noticia/unio-do-norte/2023/03/22/setor-produtivo-peixotense-ter-perdas-por-conta-das-estradas/5661.html