Paciente é isolado em UPA após ser internado com suspeita de H1N1 em Cuiabá

Paciente está com quadro viral, tosse e febre há sete dias. Atendimento ficou suspenso na unidade por duas horas para que local fosse limpo.
Paciente é isolado em UPA após ser internado com suspeita de H1N1 em Cuiabá

Um paciente, de 57 anos, foi internado com sintomas de gripe H1N1, nesta quinta-feira (25) na Unidade de Pronto Atendimento Norte, no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, o paciente deu entrada na UPA no início da tarde. Ele apresentava quadro viral, tosse e febre há sete dias. Anteriormente ele também teve pneumonia grave e tuberculose.

Segundo a secretaria, o paciente veio de uma consulta ambulatorial no Hospital Universitário Júlio Müller, de ônibus, por volta das 13h30. Por causa do quadro suspeito de H1N1, o paciente foi isolado, medicado e exames foram encaminhados para laboratório.

Assim que foi registra a suspeita de H1N1, o atendimento na UPA foi suspenso para limpeza, conforme é recomendado um protocolo do Ministério da Saúde. A unidade foi reaberta e teve atendimento retomado depois de duas horas da limpeza. O exame deve confirmar se o paciente realmente contraiu a doença.

Campanha

Em Cuiabá, a campanha de vacinação contra gripe, nos grupos prioritários, alcançou as seguintes médias: 34,55 % das 40.201 crianças de 6 meses a menores de 2 anos foram vacinadas; 46,89% dos 13.499 trabalhadores da Saúde; 37,87% das 8.024 gestantes; 60,96% das 1.319 puérperas e 63,98% dos 45.649 idosos; já foram imunizados. A campanha foi prorrogada até o dia 9 de junho.

Com pouco mais da metade do público-alvo imunizado, a campanha de vacinação contra a gripe de Mato Grosso, que terminaria nesta sexta-feira (26), foi prorrogada até o dia 9 de junho. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, foram vacinadas 367 mil pessoas, sendo que a meta é imunizar 678,4 mil.

Fonte G1 MT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.