Richard Gama é o 12 do ranking brasileiro.
O tenista cuiabano, Richard Gama (12º do ranking brasileiro) venceu Vinícius Rodrigues (1º) nas quartas de final, depois ganhou de Gabriel Constantino (9º) na semifinal e perdeu para Gabriel Generoso (5º) na final da 1ª etapa do Circuito Nacional Infanto-juvenil de Tênis, na categoria 14 anos, nessa terça-feira (28.03), em Curitiba (PR). Com o resultado, o jovem mato-grossense, de 14 anos, se consagra vice-campeão brasileiro e deve galgar posições no ranking.
A campanha teve início com vitória sobre Matheus Krebs (44º do ranking), na 1ª rodada, por dois sets a zero e parciais 6/3 e 7/5. Na sequência, Richard superou Henrique Fukushima (21º), nas oitavas de final, por 6/2 e 6/1. Em seguida, ganhou do favorito Vinícius Rodrigues (1º), nas quartas, por 6/3 e 6/4. Venceu de virada Gabriel Constantino (9º), na semifinal, por 5/7, 7/6(7-4) e 6/3. E, na final, sofreu a 1ª derrota após duro embate com Gabriel Generoso por 6/3 e 6/3.
“A semifinal foi bem difícil e durou três horas e cinquenta minutos. A estratégia foi pressioná-lo no fundo da quadra, fazê-lo correr, mas ele contra atacava bem e venceu o 1º set. Então mudei para uma estratégia mais defensiva com bola alta no fundo e acertei. Na final, joguei bem, mas errei nas finalizações. Meu adversário pressionou bastante na rede. Me fez passar por muitas situações difíceis. Agora volto a treinar para os próximos torneios”, disse Gama.
Contexto
O Circuito Nacional Infanto-juvenil de Tênis, evento promovido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), contou com a participação de 353 tenistas de 20 unidades federativas com idades entre 08 e 23 anos. Representantes de Alagoas, Bahia, Pará, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, “O Circuito Nacional é uma oportunidade para representantes da categoria infanto-juvenil de todas as regiões do país disputarem entre si, testarem habilidades, ganharem experiência e terem talentos descobertos. E isso começa nos circuitos estaduais”, diz. Segundo ele, Richard é um dos tenistas mato-grossenses com maior potencial para se tornar um atleta de alto nível.
Mais torneios
Richard Gama competirá em outros cinco torneios. Disputará um sul-americano chamado 31º Pascuas Bowl, de 08 a 15 de abril, no Clube Internacional de Tênis, em Assunção, no Paraguai. Depois a 2ª etapa do Circuito Nacional, de 24 a 28 de maio, em Santa Catarina. E também fará um torneio na Europa, a 3ª etapa do Circuito Nacional e finalizará na Copa das Federações. Ele é patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Unimed-Cuiabá e Espaço Laser.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.