Decretos foram publicados por prefeituras após chuvas intensas e inundações.
Quatro municípios de Mato Grosso que sofreram com problemas causados por chuvas intensas nos últimos meses tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. A medida foi publicada no Diário Oficial da União que circulou nesta quarta-feira (5).
Aripuanã e Confresa, a 976 km e 1.160 km de Cuiabá, respectivamente, pediram ajuda à União devido a chuvas intensas. Já em Luciara, a 1.180 km da capital, e Porto Algre do Norte, distante 1.143 km de Cuiabá, os decretos de situação de emergência foram publicados por conta das inundações enfrentadas nesses municípios.
Conforme o governo federal, o reconhecimento da situação desses municípios permitirá que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
Agora, os municípios precisam apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR) para que, então, a Sedec possa avaliar o quanto em recursos materiais e financeiros devem ser liberados para cada prefeitura.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.