Apesar disso, o terminal continua ocupando a penúltima posição no ranking nacional que avalia os 15 principais aeroportos brasileiros.
Pesquisa realizada no 2º trimestre deste ano pela Secretaria Nacional de Aviação Civil mostra que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, avançou mais uma vez no índice de satisfação dos passageiros e alcançou a nota 4,07, um avanço de 21,1% no comparativo com a nota anterior que era de 3,36 no ano passado. Apesar disso, o terminal continua ocupando a penúltima posição no ranking nacional que avalia os 15 principais aeroportos brasileiros.
Secretário nacional de Aviação Civil, Dário Lopes divulgou os dados nesta segunda-feira (31) durante entrevista coletiva realizada no Marechal Rondon. O atual índice de satisfação geral obtido pelo aeroporto é o maior valor já registrado, desde que a pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil passou a ser realizada, em 2013.
Pela 2ª vez consecutiva, o Marechal Rondon foi o que mais cresceu na avaliação dos passageiros. Na 1ª avaliação deste ano, o terminal mato-grossense já tinha apresentado um aumento de 23% na comparação com o ano anterior.
Agora, acumula crescimento por 5 rodadas consecutivas no indicador de satisfação geral do passageiro. Para o secretário Dário Lopes, a tendência é que o Aeroporto Marechal Rondon continue melhorando, já que o terminal ainda está em obras, que serão concluídas neste semestre. "Esta é uma obra importante que dará mais conforto e qualidade aos passageiros que utilizam o Aeroporto de Cuiabá”, disse.
Entre os 31 quesitos analisados no terminal, 30 deles tiveram variação positiva, exceto disponibilidade de vagas de veículos que reduziu de 3,63 em 2016 para 3,57 este ano. Entre aqueles que tiveram a maior variação positiva no período foram: custo-benefício dos produtos comerciais, que passou de 1,93 para 3,17, o que representa 64,2%; quantidade e qualidade dos estabelecimentos, que aumentou 46,1% saindo de 2,32 para 3,39 e conforto acústico que registrou melhora de 39,7% saindo da nota 2,90 para 4,05.
No geral, quando a avaliações envolve todos os aeroportos pesquisados no Brasil o índice medido de abril a junho mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como "bons" ou "muito bons", superando o número do trimestre anterior que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39, numa escala de 1 a 5.
Neste segundo trimestre foram entrevistados 13,1 mil passageiros, sendo que quase metade dos viajantes (49%), deram notas 5 (muito bom) para o indicador de satisfação geral avaliado na pesquisa. O resultado foi a maior porcentagem registrada da série histórica desde o início da coleta de dados, em 2013. Outros 43% avaliaram com notas 4 (bom), 7% com notas 3 (regular) e apenas 1% com notas 2 (ruim).
Além disso, entre os 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4 – média estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
No ranking geral, o terminal de Viracopos, em Campinas (SP), teve a maior nota (4,90), com um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2016, seguido por Curitiba (4,74) e Brasília (4,58). A menor nota foi do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,86, que embora seja o único aeroporto abaixo da meta estipulada pela Conaero, apresentou melhoria de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Pesquisa – Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 280 mil pessoas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no país. Numa escala de 1 a 5, os usuários classificam o desempenho das operações em 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto. Neste último trimestre, foram entrevistadas 13.194 pessoas, das quais 8.343 eram passageiros de voos domésticos e 4.851 de internacionais.
Os aeroportos estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. O Marechal Rondon se enquadra na categoria de até 5 milhões de passageiros juntamente com os terminais de Natal (RN) e Manaus (AM). Entre 5 e 15 milhões de passageiros estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG).
Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
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