Inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (18). Já as provas devem ser aplicadas no dia 27 de agosto.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu inscrições para o primeiro processo seletivo destinado exclusivamente a alunos de comunidades tradicionais de quilombos do estado. Os candidatos podem ingressar em um dos 106 cursos oferecidos pela instituição. As inscrições vão até o dia 18 de agosto. Já as provas serão aplicadas no dia 27 de agosto.
O edital publicado pela UFMT pode ser conferido aqui.
Ao todo, são 100 vagas ofertadas para ingresso no próximo semestre letivo para cursos nos campus de Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Várzea Grande e Rondonópolis. Para se inscrever, o candidato deve procurar um dos locais indicados no edital, portando documentos pessoais e uma autodeclaração de que é quilombola, também disponível no edital.
O vestibular integra o Programa de Inclusão de Estudante Quilombolas em cursos no estado. A criação do programa de inclusão de estudantes quilombolas foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT pelo período de dez anos, a partir de 2017.
Para ter acesso ao programa o estudante necessita ser oriundo e ter cursado o ensino fundamental e médio em comunidades quilombolas.
De acordo com governo, no estado existem 71 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada à promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira e ligada ao Ministério da Cultura. A população estimada das comunidades é de 7 mil moradores.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.