Envio de tropa foi determinado pelo juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de Sinop
Uma equipe da Força Nacional Brasileira foi enviada para a usina hidrelétrica de São Manoel, na divisa dos Estados do Mato Grosso e do Pará, a cerca de 125 quilômetros de Paranaíta (830km de Cuiabá), no Rio Teles Pires.
A equipe desembarcou em Alta Floresta (910 km de Cuiabá) nesta quinta-feira (12). O objetivo é evitar a invasão de indígenas ao canteiro de obras.
De acordo com informações da Força Aérea Brasileira, o grupo fez o reconhecimento da área e no mesmo dia iniciou o policiamento no local. Esse contingente foi enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em atendimento a solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME).
O embarque da tropa foi acompanhado pelo secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, e pelo diretor da Força Nacional, coronel Joviano Conceição Lima, ontem, em Brasília (DF).
A ação cumpre decisão do juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de Sinop. Ele atende a um pedido feito pela empresa de Energia São Manoel (formada pela EDP Brasil, Furnas Centrais Elétricas e China Three Gorges Corporation).
A Força Nacional deve evitar danos à construção da UHE e que impedir que indígenas fechem a entrada da hidrelétrica.
Há três meses, mais de 200 índios da etnia munduruku invadiram as obras da Hidrelétrica São Manoel por quatro dias.
Os manifestantes exigiam a devolução de urnas funerárias, a demarcação e homologação da Terra Indígena Sawré Muyubu e ainda que a aprovação de obra em território indígena sejam submetidos à consulta das comunidades tradicionais.
A assessoria de imprensa da Força Nacional informou ao MidiaNews que não pode revelar o número de soldados enviados à região por uma questão “estratégica”.
Usina
A obra da Usina Hidrelétrica de São Manoel faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e começou a ser construída em 2014.
O prazo para a conclusão é maio de 2018.
Concluída, a UHE terá uma capacidade mínima de 700 MW e capacidade para atender uma população de 2,5 milhões de pessoas.
A Força Nacional
A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação do Governo Federal, criado para executar atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas.
Trata-se de um corpo de profissionais especializados, mobilizados e prontos a atuar em apoio e sob a coordenação de outros órgãos subordinados aos governos estaduais e federal do Brasil. Seu trabalho consiste em apoiar operações de segurança pública, que podem ser realizadas em qualquer ponto do país.
A Força só pode atuar em um determinado Município do Brasil se for solicitada pelo governador do Estado ou do Distrito Federal, e se esse pedido for autorizado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Força Nacional poderá apoiar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros ou os órgãos oficiais de Perícia Forense.
Também mediante autorização do MJSP, a Força Nacional de Segurança Pública poderá apoiar operações específicas de outros órgãos federais – a exemplo da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal ou do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ou mesmo outros ministérios do governo federal.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.