Produção amplia e MT deve produzir 66,3% do algodão colhido no país em 2018

Órgão prevê aumento de 4,5% na produção do algodão em caroço (herbáceo) para a próxima safra. Em 2018, MT deve produzir 2,7 milhões de toneladas do produto.
Produção amplia e MT deve produzir 66,3% do algodão colhido no país em 2018

A produção de algodão herbáceo em Mato Grosso deve crescer 4,5% no ano que vem em comparação com a safra deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). A Bahia, segundo maior produtor do país, deve ser responsável por 22,8% da produção nacional. Ao todo, o país deve produzir quatro toneladas de algodão herbáceo.

Maior produtor de algodão do país, Mato Grosso deve colher 2,7 milhões de toneladas do produto, sendo responsável por 66,3% da produção nacional.

Os dados do IBGE fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) que acompanha mensalmente a previsão de produção das safras. O levantamento foi feito em parceira com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com a previsão do órgão, a área plantada e a área a ser colhida com algodão cresceram 10,2%. Por outro lado, o rendimento médio estimado teve retração de 5,2%. A Bahia, segundo maior produtor, deve ser responsável por 22,8% da produção nacional.

Segundo a Conab, a região Centro-Oeste concentra 72% da produção brasileira de algodão. A melhora na produtividade se dá pelo custo da produção. Isso porque, o produto é “cultivado nas melhores áreas das fazendas, além da melhor tecnologia disponível”.

 

Fonte G1 Mato Grosso

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.