Rondonópolis registra tremor de terra nesta quarta-feira

O abalo sísmico ocorreu fora da cidade. A magnitude do tremor se assemelham a um veículo grande e pesado passando na rua, por exemplo.
Rondonópolis registra tremor de terra nesta quarta-feira

Um tremor de terra de magnitude de 3,5 na escala Richter atingiu a região de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), na manhã desta quarta-feira (31). O registro foi confirmado pelo Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília e algumas pessoas sentiram o abalo.

De acordo com especialistas, terremotos com intensidade de 3 a 4 pontos na escala se assemelham a um veículo grande e pesado passando na rua, por exemplo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copeti Bohrer, que é coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis, informou que o abalo ocorreu por volta de 9h30 e não houve danos registrados pelo tremor de terra.

“Não tivemos nenhuma ligação oficial na área urbana para falar de algum dano físico ou estrutural em decorrência deste tremor. O tremor ocorreu em uma área mais afastada da cidade, mas alguns bairros sentiram o chão vibrar”, disse Bohrer.

Conforme o Obsis, o terremoto considerado leve, foi registrado em uma região entre Rondonópolis a o município de Pedra Preta. Especialistas devem observar se houve algum efeito e realizar estudos na região.

Outros casos

Este é o segundo registro de tremor neste ano no Estado. No dia 1º de janeiro, por volta de 11h30 um abalo de magnitude 2,3 na escala Richter atingiu o município de Porto Estrela (a 198 km de Cuiabá).

O Obsis-UnB contabilizou 43 tremores de terra no território mato-grossense ao longo de 2017.  As cidades de Várzea Grande e Araguaiana (509 km a Leste de Cuiabá) tiveram tremores que chegaram a 3.2 na escala Richter.

De acordo com o Observatório, o município de Porto dos Gaúchos (709 km de Cuiabá) foi o mais afetado, contabilizando sete tremores de terra em 2017. Cinco deles ocorreram seguidamente no mês de agosto.

Além de Várzea Grande e Araguaiana, com um tremor cada. Outros municípios também foram atingidos, são eles: Rosário Oeste eJuara com três tremores cada; Pontes e Lacerda, Cuiabá, Terra Nova do Norte, Novo Mundo e Nova Bandeirantes, com odois tremores cada. Foram identificados com um tremor, ao longo do ano, os municípios de: Nova Maringá, Nova Canaã do Norte, Guarantã do Norte, Nova Mote Verde, Confresa, Nova Maringá, Nova Santa Helena, Cláudia, Rondonópolis, Canarana, Araguaiana, Porto Esperidião, Jauru, Santo Antônio do Leverger, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Colíder, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte RepórterMT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.