Julgamento de policiais envolvidos nos grampos começa nesta sexta

São réus no processo os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Januário Antônio Edwiges Batista e Ronelson Jorge de Barros, além do cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior.
Julgamento de policiais envolvidos nos grampos começa nesta sexta

O juiz Murilo Mesquita, substituto da 11ª Vara Militar de Cuiabá, inicia nesta sexta-feira (9) as audiências dos militares envolvidos no esquema de interceptações clandestinas operado em Mato Grosso, supostamente a mando do 1º escalão do governo Pedro Taques (PSDB) envolvendo oficiais da Polícia Militar.

A audiência de instrução está prevista para começar às 8h30, no Fórum de Cuiabá. São réus no processo os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Januário Antônio Edwiges Batista e Ronelson Jorge de Barros, além do cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior.

Eles foram denunciados no ano passado pelo procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, acusados de participação dos grampos militares executados por meio da modalidade "barriga de aluguel”. Teriam sido vitimas dos grampos centenas de pessoas, entre políticos, empresários, jornalistas e um desembargador aposentado.

Os militares respondem pelos crimes de ação militar ilícita, falsificação de documentos, falsidade ideológica e prevaricação, previstos na Legislação Militar. A procedência ou não dos crimes apontados será julgada pelo Conselho Especial de Justiça, composto por quatro coronéis, e responsável por promover os atos do processo.

Está prevista, nessa 1ª audiência, a oitiva das testemunhas arroladas pela acusação. Não há informações sobre quem são as testemunhas, uma vez que o processo tramita em segredo de justiça.

Além das oitivas, também deverão ser analisados os pedidos de revogação da prisão preventiva do coronel Zaqueu Barbosa, ex-comandante-geral da Polícia Militar, e do cabo Gerson Correa Junior. Ambos estão presos desde maio do ano passado e já tentaram obter a liberdade na Justiça por diversas vezes, inclusive, em instância superior. Dos cinco denunciados, apenas Evandro Lesco e o cabo Gerson Correa confessaram participação no esquema. 

Fonte Gazeta Digital

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.