Empresários tinham autorização apenas para realizar pesquisa mineral na área
A Polícia Federal fechou nesta sexta-feira um garimpo clandestino na cidade de Chapada do Guimaraes (62 quilômetros de Cuiabá). O garimpo, localizado no Distrito de Agua Fria, estava operando há cerca de dois meses.
No local os policiais encontraram 2 retroescavadeiras, 1 camionete, além de 4 máquinas utilizadas na extração de cascalho e processamento de diamante. Também havia ferramentas e outros petrechos próprios de garimpo.
No momento da abordagem, estavam no garimpo 7 trabalhadores braçais e uma cozinheira, todos recrutados em outros estados da federação. Os policiais ainda constataram uma estrutura de alojamento e imóvel de apoio.
A PF localizou ainda, no local, 3 pessoas, o proprietário da área, o gerente do garimpo, além do homem apontado como o dono do garimpo e principal responsável pela exploração.
Ao serem abordados, os responsáveis pelo garimpo apresentaram documentação emitida pelos órgãos públicos que autorizava apenas a realização de pesquisa mineral na área. Ou seja, não permitia a prática de exploração.
Os trabalhadores e o proprietário da área foram entrevistados no local e liberados. Já o gerente e o dono do garimpo foram conduzidos à PF em Cuiabá para prestarem esclarecimentos.
O dono do garimpo foi preso e os maquinários e veículos utilizados no garimpo foram apreendidos. A PF estima que o dano ambiental gire em torno de R$ 1 milhão.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.