Idoso denuncia que ficou cego após passar por cirurgia na Caravana da Transformação

Miguel de Oliveira, de 64 anos, procurou o MPE após descobrir que uma lente intraocular não foi implantada, o que casou cegueira em um dos olhos
Idoso denuncia que ficou cego após passar por cirurgia na Caravana da Transformação

Um paciente da Caravana da Transformação afirmou em depoimento ao Ministério Público Estadual (MPE) que perdeu a visão do olho direito após passar por cirurgia de catarata durante uma etapa do projeto realizada em 19 de abril, em Cuiabá.

Ao MPE, Miguel de Oliveira, de 64 anos, contou que fez a cirurgia de catarata nos dois olhos e que durante o pós-operatório teve sérios problemas "como dor, incômodos e passou não mais enxergar da vista direita".

Segundo o cuiabano, a falta de visão ocorreu porque a empresa 20/20 Serviços não implantou uma lente intraocular em seu olho durante o procedimento.

O idoso explicou - que nesse meio tempo - procurou a equipe da Caravana da Transformação, mas devido à demora do retorno consultou um oftalmologista particular. O profissional constatou a falta da lente intraocular descrita no relatório de cirurgia da Caravana.

Passados mais de cinco meses, o paciente "ainda não passou por novo procedimento para colocar lente e, assim, recuperar a sua visão".

Miguel Oliveira decidiu procurar o Ministério Público após receber uma ligação da empresa 20/20 Serviços que cancelou a consulta pós-operatória marcada para o próximo sábado (29).

O atendente alegou que os bens da empresa foram bloqueados – devido à ação do MPE – e que por causa disso não havia condições de fazer o novo procedimento.

O paciente entregou aos promotores atestados médicos que comprovam a falta da lente. Um dos documentos trata-se do laudo oftalmológico do Instituto Visão de Cuiabá.

"Exame oftalmológico evidenciando amacia (não há lente intraocular) em olho direito (...)", atesta o documento elaborado no último dia 21 de setembro.

O depoimento foi anexado na ação civil pública que o MPE ingressou contra o Estado, em razão da Operação Catarata, que investiga irregularidades no contrato do Governo com a 20/20 Serviços para a realização das cirurgias oftalmológicas na Caravana da Transformação.

Outro lado

O Governo do Estado, por meio de nota, afirmou que a lente intraocular foi colocada no olho de Oliveira, durante a cirurgia realiza em abril.

No entanto, ponderou que no pós-operatório foi diagnosticado que a lente sofreu alteração e ficou fora de posição, e que por esta razão “o paciente está com a visão comprometida”.

O Governo informou ainda que foi agendado um novo procedimento cirúrgico para que a correção seja realizada com a reposição ou implante de nova lente.

Veja vídeos

 

 

Fonte ReporterMT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.