Oposição usa delação de empresário e pede afastamento de Taques do Governo

Janaína Riva afirma que governador tinha conhecimento de esquemas e nada fez para impedi-los
Oposição usa delação de empresário e pede afastamento de Taques do Governo

Pautada na delação do empresário Alan Malouf divulgada na última sexta-feira (19), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) anunciou que vai protocolar na tarde desta terça-feira (23) um pedido de afastamento do governador Pedro Taques (PSDB). A parlamentar destaca que o tucano cometeu ato de improbidade administrativa ao permitir atos de corrupção no executivo. 

Para a deputada, ficou claro que o governador tinha pleno conhecimento de esquemas de corrupção para pagar dívidas da sua campanha em 2014 e nada fez para impedir. Entre os casos, citou os desvios na Secretaria de Educação e no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

“Com relação ao governador, pretendo ainda hoje apresentar um pedido de afastamento embasado na improbidade administrativa, pelo governador, aonde ele toma ciência dos fatos de corrupção, quando ele concorda com isso, e não comete nenhum ato no seu governo, para evitar que isso acontecesse. Ele também é responsável, vamos entrar com pedido baseado nesta questão da responsabilidade”, explica a deputada, em entrevista ao rádio Vila Real, nesta manhã, em Cuiabá. 

Janaína Riva destaca que sempre suspeitou da participação do governador nos esquemas relatados por Malouf, mas evitou aprofundar criticas em relação à delação para não ser acusada de aproveitar situação para cunho político. Além disso, ela relata que sempre foi declarada supeita para falar do assunto em razão da rivalidade entre o governador e seu pai, o  ex-deputado estadual José Geraldo Riva. 

“A questão das delações,  evitei ficar aprofundando em cima delas, para não dizerem que eu ia  fazer uso político de uma questão judicial. Inclusive como ele colocou que eu meu pai participa de uma delas (delação), e a todo momento quando eu tentava falando alguma coisa a respeito as pessoas sempre me colocavam em suspeição. Então como fazer uma ligação que era negativa  para mim enquanto parlamentar, evitei ficar entrando e adentrando no tema”, assegura. 

Janaina lembra que alguns deputados foram citados em delação e procurou manter a imparcialidade para não ser mal interpretada. “Se eu fizer uma fala dos deputados que foram delatados, vão dizer que estão fazendo isso porque sou candidata a Mesa Diretora e quero usar isso para prejudicar os deputados. Por isso, no que tange a questão dos deputados eu nunca quis polemizar neste sentido, sempre achei que a justiça deveria tomar conta disso, porque é isenta, pelo menos politicamente falando, não tem interesse político no que tange a delação”. 

Mesmo assim, ela acredita que o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho coloque para análise dos deputados o pedido de afastamento ainda nesta terça-feira. “Espero que o Botelho faça isso porque a Assembleia é independente e tem que dar oportunidade para o povo saber como os deputados que estão na assembleia pensam sobre o assunto”.

Fonte Folha Max

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.