Nova Serra Pelada é descoberta durante plantação de arroz

Isso porque, segundo relatos, o minério valioso foi descoberto por um homem que plantava arroz na área. A descoberta ocorreu na sexta-feira (26)
Nova Serra Pelada é descoberta durante plantação de arroz

“Uma obra do acaso”. É como muitos garimpeiros avaliam a descoberta de ouro na Fazenda Dardanellos, na rodovia MT-208, em Aripuanã (704 km ao Norte de Cuiabá). A área já está sendo considerada a “Nova Serra Pelada”.

Isso porque, segundo relatos, o minério valioso foi descoberto por um homem que plantava arroz na área. A descoberta ocorreu na sexta-feira (26) e, em menos de cinco dias, mias de 2 mil pessoas estão no local a procura do ouro.

Áudios divulgados em redes sociais narram como a terra foi encontrada e explorada em menos de 48 horas. Segundo um garimpeiro que está no local, um senhor estava plantando arroz, quando se deparou com uma pedra diferente.   

“O cara estava plantando arroz na beirada de um córrego e subindo lá achou uma pedra meio esquisita e foi mexer. Tinha um mais inteligente um pouquinho, foi com uma máquina lá e já meteu a escavadeira, começou no domingo”, cita um dos garimpeiros.  

A fazenda está localizada há 11 km da cidade e atualmente mais de dois mil homens se encontram no garimpo. Outros ainda contam que a cidade está “parada”, pois muitos trabalhadores abandonaram suas atividades para tentar encontrar ouro na terra. 

“Aripuanã diz que está parado, funcionários de serraria, tudo abandonaram serviço, e está aí neste garimpo, tentando achar uma pedra”, divulgou um morador de Aripuanã.  

A notícia sobre o garimpo foi divulgada por meio das redes sociais. Um garimpeiro postou fotos com maquinários fazendo a escavação da terra, e outras imagens que aparentemente parecem ser ouro. 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Aripuanã (1.200 km de Cuiabá) já se manifestou que vai oficiar Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais órgãos competentes, para realizarem a fiscalização e a repressão da extração ilegal de minério que está sendo feita por populares, na zona rural de Aripuanã.

A Secretaria de Segurança Público do Estado afirmou que policiais militares já monitoram a área, constatando a intensa movimentação. Todavia, a desobstrução do local só pode ocorrer pela Polícia Federal.

Isso porque, exploração de garimpo é de regulamentação do Governo Federal. “Os órgãos estaduais entram com uma tropa de apoio, mas matéria de minério é de responsabilidade da União. Mas já enviamos tropas para a região e oficiamos o Governo do Estado para que oficie o Governo Federal para tomar as providências”, destacou o secretário adjunto de Segurança, coronel Assis.

Fonte Folha Max

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.