Janaína Riva ainda descarta sair de licença maternidade, já que filho deve nascer próximo a recesso no próximo ano
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou as redes sociais para repudiar as “ilações” sobre seu futuro político anunciar sua gravidez na última semana. Em um longo texto, ela revela que mesmo grávida não pensa em recuar da candidatura a Mesa Diretora da Assembleia, nem sequer abrir espaço para que suplentes sejam contemplados no legislativo.
“Primeiro, gravidez não é doença e o fato de eu ter um ser humano crescendo na minha barriga não afeta meu cérebro nem minha capacidade de raciocínio ou articulação, portanto para as pessoas que especularam se eu vou recuar da disputa para compor a Mesa Diretora a resposta é não”, descreve Riva, que pretende disputar a presidência ou a primeira-secretaria do parlamento estadual.
Sobre a possibilidade de se licenciar do legislativo após nascimento do bebê, a deputada é taxativa em afirmar que não pretende pedir licença maternidade, mesmo sendo direito da mulher. “Segundo que pelo provável mês de nascimento do bebê que coincide com recesso parlamentar, eu nem penso em tirar licença, portanto a notícia de um afastamento das minhas funções não procede”, assinala.
Ela destaca que sua decisão não muda o direito que a mulher tem em tirar a licença. “A licença maternidade é um direito precioso de todas as mães que deve ser preservado, mas não é uma obrigação, então é bem provável que eu nem me afaste das minhas funções pós parto”.
Por fim, Janaina relata que nenhuma gravidez deve afetar a capacidade de raciocínio de uma mulher. “Precisamos tratar com naturalidade a mulher que ocupa espaços na política, pois nem gravidez, nem menstruarão, nem amamentação ou qualquer coisa inerente ao sexo feminino, impedem nossa capacidade de raciocínio”.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.