Janaina desiste da presidência para ser 1ª secretária da Mesa Diretora com Botelho

A deputada aponta que ao levar em consideração o peso da responsabilidade sobre a função da primeira secretária
Janaina desiste da presidência para ser 1ª secretária da Mesa Diretora com Botelho

A deputada Janaina Riva (MDB), que é líder da oposição na Assembleia, definitivamente decidiu não concorrer ao cargo de presidente da Mesa Diretora no Legislativo. Vai participar da chapa que será encabeçada pelo atual presidente Eduardo Botelho (DEM). A chapa de Botelho vem se consolidando como principal projeto na disputa, com notórias chances de conquistar êxito. Já teria 20 votos garantidos entre os parlamentares.

Janaina explica  que a desistência por disputar a presidência foi motivada pelo temor em criar um racha entre os deputados aliados, já que muitos apoiadores da parlamentar também são base do atual presidente. “Percebi que não é momento de se criar esse tipo de situação dentro da Assembleia. Eu correria o risco de perder a disputa pela Mesa e perderia a oportunidade de participar da gestão como 1ª secretária”.

A deputada aponta que ao levar em consideração o peso da responsabilidade sobre a função da primeira secretária, evidencia-se a relação de igualdade com a função de presidência, já que é competência do cargo gerenciar o orçamento da Assembleia.

Questionada se a desistência de concorrer à presidência poderia estar relacionada com o temor de receber a pecha de ser filha de José Riva, que foi condenado em 1ª instância a 26 anos de prisão por formação de quadrilha e desvios de recursos públicos da Assembleia, justamente em períodos no qual revezou como 1º secretário e presidente da Mesa Diretora, Janaina nega que exista esse temor ou que isso tenha pautado sua decisão. A deputada afirma que é muito respeitada entre os parlamentares e que é clara a distinção entre sua vida política e a de seu pai.

Enquanto isso, Botelho segue as articulações em prol do projeto de permanência na presidência e tenta cativar nomes entre os novatos. Nos bastidores os nomes aventados entre os possíveis membros da Mesa Diretora em 2019 e 2020 está o do vereador por Cuiabá e deputado eleito deputado estadual com 21.347 votos, Elizeu Nascimento (DC), e o médico Luiz Amilton Gimenez (PV), que recebeu 12.058 mil votos.

As funções dos parlamentares junto à Mesa ainda não estariam definidas, e pelo menos no caso de Gimenez ainda falta definição do diretório estadual do partido se vai apoiar ou não a proposição de Botelho.

Fonte RD News

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.