Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos em Matupá

Famílias beneficiárias do Programa de Distribuição de Alimentos da CONAB foram capacitadas.
Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos em Matupá

A Secretaria de Assistência Social de Matupá em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou o curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos. Cerca de 15 pessoas entre mulheres e homens, pais e mães de família inseridas no Programa de Distribuição de Alimentos da CONAB foram capacitados para produzirem uma alimentação saudável, aproveitando as potencialidades regionais, e utilizando do alimento todo seu valor nutritivo, com técnicas caseiras.

O curso com duração de 40 horas/aula foi ministrado pela Instrutora do SENAR/MT, Maria Manara, que repassou aos alunos as técnicas de seleção e preparo de alimentos predominantes da região, a importância da higiene, utensílios adequados, equipamentos e manipulação para o aproveitamento das cascas, folhas, talos e até sementes.

Marcou o encerramento do curso desenvolvido na cozinha do Pavilhão São Cristóvão o delicioso almoço com cardápio composto por pratos preparados pelos próprios alunos, dentre eles: feijoada light, tabule, nuggets de soja, quibe de soja, farofas, saladas de legumes, hortaliças e frutas, pão recheado, sucos naturais e até sobremesas.

A Secretária de Assistência Social, Juliana Carbonera, lembrou que aproveitar as frutas e vegetais ao máximo é cada vez mais importante em um mundo onde toneladas de alimentos é desperdiçado.

"Direcionamos este curso as famílias do Programa de Distribuição de Alimentos da CONAB justamente por entender que o aproveitamento integral de legumes, verduras e frutas irá influenciar na saúde dessas pessoas, pois elas passarão a ter conhecimento dos princípios nutricionais e a melhor forma de aproveitamento, além do que irá reduzir os gastos com alimentação, uma vez que são famílias em vulnerabilidade econômica e social", enfatizou a Secretária Juliana Carbonera.

Dica:

As cascas, folhas e talos que iriam para o lixo podem ser bem aproveitados, ajudando na redução do desperdício, fazendo parte do seu plano alimentar e de sua família, e servindo para suprir as carências nutricionais do organismo. E, ainda, tornará as refeições mais diferentes e com maior valor nutritivo.

Fonte Notícia Vip

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.