Matupá representara MT e o Centro Oeste em Brasília no Encontro ACESSUAS Trabalho

Município é referencia na capacitação e qualificação profissional e abertura de oportunidades para o mercado de trabalho.
Matupá representara MT e o Centro Oeste em Brasília no Encontro ACESSUAS Trabalho

O Município de Matupá foi convidado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria Nacional de Assistência Social e o Departamento de Proteção Social Básica a participar da Oficina Nacional de Desenvolvimento de Habilidades e orientação para o Mundo de Trabalho.

O evento acontece hoje e amanhã em Brasília-DF e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Matupá representará o município, o estado de Mato Grosso e a região Centro Oeste do Brasil.

Estarão apresentando uma palestra e documentário sobre o Programa ACESSUAS TRABALHO a Secretária de Assistência Social, Juliana Carbonera e a Coordenadora do ACESSUAS, Rosilene Zanco.

Matupá é uma referencia nacional na capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Foram mais de 2.500 pessoas capacitadas e entorno de 250 cursos oferecidos a comunidade em 2016. A cidade de Matupá está localizada a 700 km de distância da capital do estado na região norte de Mato Grosso e conta com mais de 15.654 habitantes. Município de localização estratégica no entroncamento da BR-163 com a MT-322 (Antiga BR-080).

Cidade ampla e planejada com sua economia alicerçada na agricultura, pecuária, mineração, indústria, comércio, turismo, extrativismo vegetal e na prestação de serviços.

Com objetivo de acompanhar o seu processo de desenvolvimento e crescimento com sustentabilidade econômica, ambiental e social, em maio de 2013 o município fez adesão ao programa federal ACESSUAS TRABALHO.

A partir daí a administração pública municipal firmou parcerias junto ao SENAR, SENAC, SENAI e PRONATEC para promover ações de articulação, mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para o mercado de trabalho, criando uma espécie de Balcão de Empregos.

Desde assinatura do Termo de Adesão mais de 2.000 pessoas já foram capacitadas através do acesso gratuito a centenas de cursos de qualificação e formação profissional, ações de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão de obra.

Neste contexto são priorizados usuários dos programas de transferência de renda e socioassistenciais, como: Bolsa Família, PAIF, CONAB Alimentos, Minha Casa Minha Vida, entre outros inseridos no Castro Único.

Várias empresas, comércios e estabelecimentos estão abrindo as portas e proporcionando oportunidades para que essas pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade econômica e social consigam ingressar no Mercado de Trabalho e automaticamente possam elevar a sua autoestima, melhorar a sua qualidade de vida e principalmente sustentar sua família. 

Fonte Notícia Vip

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.