Lideranças PolÃticas, Empresariais, Agronegócio e Sociedade Organizada cobram investimentos nas rodovias federal e estadual.
Foi realizada nesta quinta-feira (23) no Armazém do Grupo Bom Futuro em Matupá ato de mobilização pró pavimentação asfáltica da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) a denominada rota da soja. O movimento faz parte do ‘Estradeiro da Integração’ e contou com a presença do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, Prefeitos de Matupá Valtinho Miotto, Asiel Bezerra - Alta Floresta, Érico Stevan - Guarantã do Norte, Adalto Zago - Apiacás e de Novo Mundo, Antônio Mafini .
O Estradeiro teve início no município de Alta Floresta e passou por Matupá e Guarantã do Norte em direção à divisa com o Pará. No percurso de três dias será de cerca de 1.270 km rodados pela comitiva a fim de vistoriar a situação da BR-163.
Além dos Prefeitos e Vereadores do Vale do Peixoto participarão do evento Presidentes de Associações de Produtores, Sindicatos, Cooperativas, Empresários do Agronegócio, Clubes de Serviços, Imprensa e demais segmentos organizados.
A BR 163 possui 3.470 km de extensão e ainda falta ser pavimentada dentro do estado do Pará, onde a falta de infraestrutura tem causa prejuízos ao escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país.
As lideranças políticas, empresariais e a sociedade organizada aproveitaram o ensejo para cobrar a efetiva e imediata destinação de recursos financeiros para conclusão das obras. O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil destinou R$ 128,5 milhões do orçamento de 2017 para obras no trecho paraense, de 65 km entre Novo Progresso e Igarapé do Lauro.
A BR, juntamente com as hidrovias dos Rios Tapajós e Amazonas, constituem a principal rota de acesso aos portos do Pará e do Amapá, que integram o denominado Arco Norte.
Outro assunto abordado na passagem do ‘Estradeiro da Integração’ por Matupá foi a pactuação entre as esferas de governo para execução de obras de pavimentação asfáltica da antiga Estrada Municipal W-10 que foi estadualizada, tornando-se MT-322, ligando e integrando essa região pela BR-163, MT-322 e MT-419 em Novo Mundo, criando assim uma conexão com os municípios da grande Alta Floresta.
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