O primeiro Porto Seco de Carga e Descarga será em Matupá. A construção da ferrovia demandará investimentos superiores a R$ 10 bilhões e é de interesse das principais tradings do Brasil.
O Senador Cidinho Santos (PR-MT) recebeu em seu gabinete em Brasília o Prefeito de Matupá Valtinho Miotto. Na oportunidade esteve em pauta a confirmação da implantação da Ferrogrão ligando Itaituba/PA, Matupá e Sinop/MT.
O Prefeito Valtinho Miotto é um dos grandes defensores do terminal intermodal terrestre no norte mato-grossense, pois segundo ele desafogaria o movimento nos portos já sobrecarregados de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Outra cobrança veemente do Prefeito Miotto diz respeito a conclusão das obras de infraestrutura da rodovia BR 163 (Cuiabá-Santarém) que possui 3.470 km de extensão e ainda falta ser pavimentada dentro do estado do Pará, problema de logística de transporte que tem causado grandes e incalculáveis prejuízos ao escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, que por sua vez é o maior produtor de grãos do país.
Miotto vem mantendo conversações e fazendo gestionamentos políticos para que a SIFRA-MT execute obras de pavimentação asfáltica da antiga Estrada Municipal W-10 que foi estadualizada, tornando-se MT-322, a rodovia integrará toda essa região pela BR-163, MT-322 e MT-419 em Novo Mundo, criando assim uma conexão com outros municípios da grande Alta Floresta.
O Senador Cidinho declarou que a construção da ferrovia demandará investimentos superiores a R$ 10 bilhões e é de interesse das principais tradings do Brasil (ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, Louis Dreyfus), a Ferrogrão, entre os municípios de Itaituba (PA), Matupá (MT) e Sinop (MT).
“O primeiro porto seco será no município de Matupá e terá como principal função receber as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. A concessão deverá se estender por 65 anos e a previsão é que o lançamento do edital e do leilão ocorram no primeiro semestre deste ano de 2018”, disse o Senador Mato-grossense.
O Prefeito Valtinho Miotto lembrou que o projeto visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. “Essa ferrovia deverá contar com uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos de todo o Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba.
Em 2020, prevê-se que a demanda total de carga alocada da ferrovia alcance 25 milhões de toneladas, número que poderá chegar a 42,3 milhões de toneladas, em 2050.
“O projeto faz frente à expansão da fronteira agrícola brasileira e nossa cidade faz parte desta evolução. A Ferrogrão cumprirá um papel estruturante para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja do Estado do Mato Grosso, prevendo-se ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo. Não tenho dúvidas de que o a ferrovia irá trazer uma série de benefícios socioeconômicos de alto impacto para a região do Vale do Peixoto e para todo Portal da Amazônia”, salientou o Prefeito de Matupá.
Quando finalizada, a Ferrogrão terá alta capacidade de transporte e competitividade, papel esse que, hoje, é desempenhado pela rodovia BR-163. O corredor a ser consolidado pela EF-170 e a rodovia BR-163 abrirá uma nova rota para a exportação da soja e do milho no Brasil. O empreendimento aliviará as condições de tráfego nessa rodovia, com o objetivo de diminuir o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.
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