Por números, eleitor terá que escolher 6 candidatos neste domingo em todo Brasil.
A votação neste domingo (7) exige do eleitor alguns cuidados, entre os quais a ordem dos cargos a serem votados. A recomendação é que se leve uma cola – um papel com os números e nomes dos candidatos na sequência correta dos votos – que deve ser de uso pessoal. Ao todos serão seis votos que cada eleitor terá que digitar na urna e um total de 19 números.
O primeiro voto será para deputado federal com quatro números. Já o segundo voto é para deputado estadual com cinco votos. O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Nilson Fernando Gomes Bezerra, explica que nestes dois votos é importante atenção na digitação correta de todos os números para não anular os votos ou para que ao invés de se votar no candidato, o voto seja direcionado para a legenda.
O voto para a legenda é uma opção do eleitor quando votar para deputado federal ou estadual, e consiste em digitar apenas os dois números correspondente ao partido e confirmar. O voto de legenda favorece o quociente eleitoral da sigla e beneficia os candidatos mais votados a se elegerem.
Nilson explica que o voto de legenda também pode ocorrer por engano. “Geralmente, em eleições onde candidatos a presidente tem grande número de votos, existe muito voto de legenda. Isso porque, a paixão de grande parte dos eleitores é votar no candidato a presidente. E como chega à urna com essa ânsia de votar logo para o presidente acaba digitando os dois números do candidato na hora de votar nos deputados, e isso gera o voto para a legenda”, enfatiza Nilson.
Em seguida o eleitor digitará o primeiro voto para senador e depois o segundo voto também para senador. Como existem três vagas no Senado por Estado, a cada quatro anos é feita uma alternância, sendo que em 2018 dois senadores serão eleitos. Em 2022 será apenas um senador.
“É importante destacar que cada voto para senador tem que ser diferente. Ou seja, se o eleitor votar no candidato A no primeiro voto, não pode votar o mesmo número para a segunda vaga. Se isso acontecer o segundo voto será anulado, e valerá apenas o primeiro”, explica.
Por fim os eleitores vão digitar os votos para governador e para presidente, ambos os cargos com dois números cada.
Voto independente
Entre as recomendações essenciais da Justiça Eleitoral, é que o eleitor pode escolher se vai votar em branco ou anular o voto em uma ou todas as seis opções. Se o eleitor quiser votar apenas para deputado estadual e anular os demais votos, somente aquele voto será considerado valido e eleitor terá cumprido sua obrigação eleitoral.
Vale destacar que o voto é secreto, livre e democrático e que nenhum eleitor deve ser induzido a votar por coação ou por recebimento de favores.
Confira os Locais de Votação em Matupá-MT
- ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO OMETTO
Seções: 54 – 55 – 56 – 57 – 58 – 59 – 60 – 61 – 62 – 149 – 169 - 205
- ESCOLA ESTADUAL BAIRRO UNIÃO
Seções: 215 – 222 – 229 – 254 – 264 – 265 – 267 – 272
- ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES
Seções: 63 – 64 – 136 – 150 – 171 – 186 – 190 – 204 – 213 - 219
- ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ GEHLEN – FLOR DA SERRA
Seções: 47 - 51
- ESCOLA ESTADUAL JONAS PINHEIRO – GLEBA UNIÃO
Seções: 224 – 225 - 226
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.