Professores das creches e escolas Matupaenses participaram ativamente do evento.
A Secretaria de Educação realizou neste sábado (06) capacitação voltada aos profissionais que atuam nas Creches Tia Celcita Pinheiro, Criança Feliz e Mundo Encantado da Criança.
O evento fez parte das comemorações do ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ – comemorado em 02 de abril, organizado pelo Serviço de Psicologia Escolar.
Uma equipe multiprofissional composta por: Neurologista, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo palestrou sobre o tema ‘Autismo’ e demais transtornos que dificultam o desenvolvimento da comunicação, comportamento e a motricidade das crianças.
O objetivo é preparar os educadores para detecção precoce e o estabelecimento de metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas, levando-se em consideração prioritária o conhecimento prévio das dificuldades e potencialidades do aluno.
Os palestrantes destacaram a importância dos profissionais da educação e dos pais no estímulo dos autistas a participarem de atividades em grupo para fortalecer os vínculos de amizade e família, promover a interação e inclusão, elevar a sua autoestima, estimular o desenvolvimento de competências e habilidades, e propor auxilio direto e eficaz no processo de adaptação do aluno em sala de aula e no próprio lar.
Outro fator positivo sugerido, é adaptar o ambiente escolar, favorecendo assim as crianças autistas no aprimoramento dos sentidos auditivos, táteis, olfativos e visuais.
“Aqui estabelecemos algumas orientações sobre a identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e recomendamos aos professores que conheçam todos os alunos de forma individual e se perceba como cada um aprende. Precisamos ficar atentos aos sinais, como quando a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental, nestes casos precisamos integra-la aos tratamentos disponíveis”, disse a Neurologista e Palestrante Dra. Rossana Antunes Kotecki.
No uso da palavra a Juíza da Comarca, Dra. Suelen Barizon e a Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, lembraram que a inclusão dessas crianças requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz a educação inclusiva, e todas as ações, programas e projetos serão fundamentais e benvindos para garantir a eficácia do tratamento visando a reabilitação e garantia de uma vida familiar e social.
“Fico feliz por esta mobilização da comunidade escolar no sentido de melhorar a identificação e o tratamento precoce de forma a minimizar o impacto e reduzir as sequelas do diagnóstico tardio e de tratamentos ineficazes. Acredito que capacitações como esta serão fundamentais para garantir a participação efetiva, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, para o pleno desenvolvimento educacional, familiar e social dessas crianças”, comentou a Juíza Dra. Suelen Barizon.
Durante o 2º Encontro de Mobilização sobre o Autismo foram apresentados um grande acervo literário sobre o tema e também cartazes e painéis ilustrativos confeccionados pelos professores, alunos e os pais dos 24 alunos autistas inseridos na rede municipal de ensino de Matupá.
A organização do evento educacional fez o sorteio de prêmios a todos os participantes.
Prestigiaram o encontro a Juíza Dra. Suelen Barizon, Promotora de Justiça Dra. Rebeca Rego, Presidente da Câmara Wânia Oliveira e a Secretária de Educação Cleusa Mosquer Dutel.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.