Organização criminosa extrai grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal Da Redação
A Polícia Federal, juntamente com o IBAMA, deflagrou nesta quarta-feira (14) a operação denominada Madeira Nativa, que investiga organização criminosa responsável pela contínua extração ilegal de madeiras no Projeto de Assentamento ENA, em Feliz Natal/MT, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em empresas madeireiras e nas residências dos principais investigados
De acordo com a investigação, a organização criminosa extrai grandes quantidades de madeiras da área de reserva legal do Projeto de Assentamento ENA – PA ENA e confere aparência de legalidade a essas madeiras mediante fraudes no Sistema de Gestão Florestal do Estado do Mato Grosso – SISFLORA MT.
Além disso, foi apurado que a organização criminosa é dividida em núcleos: alguns responsáveis pela exploração e transporte da madeira, outros pelo esquentamento dela e um último pela vigilância e segurança armada das operações criminosas.
As condutas caracterizam os crimes de furto, receptação, falsidade ideológica e organização criminosa, além de crimes ambientais diversos, previstos nos arts. 155, 180 e 299, do Código Penal, art. 2º, da Lei n.º 12.850/13, e arts. 39, 50A e 69, da Lei n.º 9.605/98.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.