Ação Descentralizada COOGAVEPE em Nova Santa Helena

Cooperativa de Garimpeiros continua atuando no planejamento, organização e legalização da atividade no Vale do Peixoto
Ação Descentralizada COOGAVEPE em Nova Santa Helena

A Cooperativa de Garimpeiros retomou as atividades descentralizadas, ou seja, está desenvolvendo visitações aos garimpos legalmente em atividade em sua área de abrangência.
 
Na manhã desta terça-feira (25) técnicos dos Departamentos Ambiental e Administrativo estiveram em um garimpo na cidade de Nova Santa Helena-MT.
 
Na oportunidade foi feito o cadastramento e a atualização de dados de associados a esta que é maior cooperativa de garimpeiros do estado de Mato Grosso.
 
A Secretária da COOGAVEPE, Rayelen Zuchi, lembrou que a formalização por meio da emissão da Carteira de Garimpeiro propõe uma série de benefícios ao cooperado como em assistência social, descontos em comércios e empresas, legalidade nas transações junto as DTVMs, consultoria e assessoramento mineral, entre outros importantes serviços.
 
O Engenheiro Ambiental, Fernando Paulo Oliveira e o Engenheiro Florestal André Zampieri, prestaram orientações sobre o regramento, as normativas, exigências e a legislação vigente que norteia a atividade de mineração artesanal ou em pequena escala de ouro, inclusive da obrigatoriedade da recuperação do passivo ambiental.
 
Em contrapartida, ocorreu também a ação preparatória do Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ que contou com a participação das Secretarias Municipais de Saúde de Nova Santa Helena e Colíder que em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto levará mutirões de atendimentos de saúde preventiva aos garimpos da região.
 
O Prefeito de Nova Santa Helena, Paulinho Bortolini e o Vice-Prefeito, Rafael Lima, destacaram que a COOGAVEPE tem sido uma referência na organização e legalização da atividade garimpeira através da interlocução com os órgãos competentes para agilização dos licenciamentos ambientais, desenvolvimento de pesquisas geológicas, cooperação na formulação de políticas públicas para o setor, busca de soluções inovadoras de sustentabilidade ambiental e ações práticas de valorização do trabalho dos garimpeiros e o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.