A propriedade está localizada as margens da BR-163 onde foram plantadas ramas de mandioca gigante.
O Produtor Rural, Valdecir Noronha, possui uma propriedade localizada as margens da rodovia BR-163 e vem fazendo vários experimentos por meio da diversificação de culturas, como é o caso da Batata Doce melhorada geneticamente, Limão Taiti e a Mandioca.
No último domingo (19) na Chácara Rancho Criolo, Noronha que plantou ramas de mandioca de uma espécie gigante retirou da terra dois pés do alimento que pesaram 94 Kg, uma das raízes mediu mais de 80 centímetros de tamanho e 20 centímetros de largura (um palmo).
“O tamanho e o peso até dificultou a retirada do solo, tive que pedir ajuda aos zeladores da propriedade. Esse tipo de mandioca produz em três meses depois do plantio da rama e cozida fica muito macia. Hoje iremos preparar farinha com este produto colhido”, disse Valdecir Noronha.
Diante do sucesso no cultivo, o produtor rural está ampliando a área plantada e coloca-se a disposição dos interessados em desenvolver experimentos e posteriormente a produção em pequena e média escala.
A mandioca é uma cultura de clima tropical, então se adapta bem à região norte de Mato Grosso. Ela não é tão exigente em termos de chuvas. Precisa dar condições de distribuição de solo físico, porque é um tubérculo que precisa crescer as raízes.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.