Carne de Pirarucu é inserida no cardápio da merenda escolar pública Mato-grossense

Piscicultura Longo de Peixoto de Azevedo ganha Chamada Pública da SEDUC-MT e fornece carne de peixe Pirarucu para as unidades escolares.
Carne de Pirarucu é inserida no cardápio da merenda escolar pública Mato-grossense

Além de recuperar um passivo ambiental deixado pela extração mineral há mais de três décadas através da implantação de treze tanques para criação de peixes, a Piscicultura Longo tornou-se uma referencia estadual na criação da espécie Pirarucu. Atualmente são mais de 13.000 animais em fase de cria, recria e engorda.

Os proprietários do empreendimento conseguiram viabilizar o Licenciamento Ambiental, o Credenciamento do Projeto junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura e a obtenção dos Selos de Inspeção Municipal e Estadual, fatores que consolidaram a atividade e cadeia produtiva no Vale do Peixoto.

A Piscicultura Longo vem desenvolvendo pesquisas, introduzindo novas tecnologias, linhas de produtos para nutrição e até gestão de negócios para fomentação da cadeia produtiva, industrialização e comercialização do Pirarucu.

O pioneirismo continua sendo demonstrado em todo estado de Mato Grosso ao viabilizar a introdução da carne de Pirarucu no cardápio da merenda escolar na rede estadual de ensino de Peixoto de Azevedo composta por nove escolas e uma demanda de mais de 4.000 alunos.

Ivete Aparecida Longo – Proprietária da Piscicultura Longo destacou que a empresa participou de Chamada Pública realizada pela SEDUC-MT em janeiro de 2017 e ganhou o processo licitatório para fornecer inicialmente 300 Kg de filé de Pirarucu.

A nossa equipe de reportagem esteve na Escola Estadual 19 de Julho para acompanhar a preparação da merenda tendo como prato principal a ‘Mojica’ feita com a carne do Pirarucu, verduras e legumes. Além de ser alimento extremamente saudável, com alto valor nutricional, o peixe pode auxiliar no desenvolvimento físico e mental dos estudantes, e mesmo produzidos em antigas cavas de garimpo estão desprovidos de contaminação segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso.

A expectativa é de que pelo menos duas vezes por mês as escolas públicas estaduais de Peixoto de Azevedo sirvam diversos tipos de pratos preparados com a utilização desta que a maior espécie de peixe de água doce do Brasil.

“A Piscicultura Longo espera estender a entrega e introdução da carne nas escolas da rede municipal de ensino em todo território Mato-grossense”, declarou João Longo – Sócio Proprietário da empresa genuinamente Peixotense.  

Fonte Notícia Vip

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.