Vereador Paulo Dendena participa da entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico de Peixoto

O Plano foi entregue durante Conferencia realizada na Câmara de Vereadores
Vereador Paulo Dendena participa da entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico de Peixoto

O presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Paulo Cesar Dendena – PMDB -, participou na segunda-feira, 18, da Conferencia Pública do Saneamento Básico de Peixoto de Azevedo. Durante a solenidade foi entregue o Plano Municipal de Saneamento Básico de Peixoto de Azevedo, elaborado através de parceria entre a Fundação Nacional de Saúde – Funasa – e Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT -.

 Durante a Conferencia foi apresentado um diagnostico dos problemas encontrados quando da elaboração do Plano e também pontos considerados como avanços e que vem de encontro com a legislação do setor. Segundo o palestrante, um dos maiores entraves no saneamento básico, diz respeito aos lixões e que para que seja minimizado e preciso a união dos municípios na construção de um aterro sanitário que venha atender a região próxima.

 A questão do esgotamento sanitário, foi outro ponto amplamente discutido, e apontado que Peixoto de Azevedo hoje depende apenas das ligações domesticas, uma vez que 75% da rede urbana e a Estação de tratamento foram construída e em pleno funcionamento. O palestrante apontou que é necessária a ligação das residências com a rede para diminuir o numero de fossas sépticas que quando limpas, em sua maioria os dejetos são levados para os lixões e assim acabam contaminando o manancial hídrico do município.

 Para o presidente da Câmara, Vereador Paulo Cesar Dendena, a conclusão do plano é o resultado de um trabalho iniciado quando da sua passagem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e concluído este ano pela Secretária Afonsina Fermino.

 Paulo Dendena observou que as audiências publicas realizadas, serviram para sensibilizar a população da importância dos serviços de saneamento básico e também para buscar junto a eles dados que pudessem ser utilizados na elaboração do Plano de Saneamento Básico.

 O Presidente disse que os Parlamentares que compõem o legislativo de Peixoto de Azevedo vão acompanhar a elaboração do projeto, que é o próximo passo, e quando do envio a Câmara para votação, será analisado pelas comissões competentes e apresentadas as emenda que forem julgadas necessárias.

 Paulo Dendena diz ainda, que a aprovação do Projeto de Saneamento Básico é de fundamental importância para a busca de recursos que irão atender as metas elencadas no Plano Municipal de Saneamento Básico.

 Participaram da Conferencia s Vicente Correia de Moraes Filho, representante da Funasa, Maria Jacobina Bezerra, representante da UFMT, vereadora Elizabeth Costa –PPS -, representantes da Águas de Peixoto, Secretários Municipal, Servidores e representantes de entidades de Classe.

Fonte Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.