Senador Mato-grossense recebeu dados e informes sobre o potencial mineral da região Vale do Rio Peixoto e deverá ser um defensor de incentivos e apoio ao setor.
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, passa a contar com mais uma forte e expressiva representatividade política de Mato Grosso no Senado da República. O Presidente da Instituição Cooperativista, Gilson Gomes Camboim, foi recebido pelo Senador Rodrigues Palma no Senado Federal em Brasília-DF.
Além de ser uma visita de cortesia, Camboim aproveitou o ensejo para apresentar um relatório explicitando as grandes ações e projetos desenvolvidos pela COOGAVEPE que empreendem, fomentam e consolidam a atividade de mineração com sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social nos seis municípios do Vale do Peixoto, que estão dentro da área de abrangência e atuação da Cooperativa de Garimpeiros.
“Mostramos ao Senador Rodrigues Palma que é possível desenvolver a atividade de extrativismo mineral minimizando os impactos socioambientais, dentro de um planejamento estratégico, investimentos em pesquisas geológicas e sondagens, implementação de tecnologia no processo de exploração, assistência técnica ambiental, equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social nas comunidades com potencial aurífero, respeitabilidade as normativas, regras, preceitos e demais exigências da legislação e agencias de controle”, enfatizou Gilson Gomes Camboim.
O Senador Mato-grossense, Rodrigues Palma, disse que se surpreendeu com os dados e informações apresentadas pelo Presidente da COOGAVEPE.
“Esta cooperativa é uma das mais organizadas, estruturadas e atuantes de nosso país. A sua relevância no cenário de Mato Grosso é percebida a começar pela credibilidade junto a população regional e a comunidade garimpeira, senão vejamos, atualmente são mais de 6.000 cooperados, a COOGAVEPE vem se adequando cotidianamente a legislação, melhorando a eficiência e o desempenho de sua gestão, enfrentando os desafios do setor de mineração compartilhando estudos, pesquisas e projetos com Universidades Estaduais e Federais, estreitando o relacionamento com as esferas de governo, órgãos ambientais e demais segmentos desta cadeia produtiva que gera milhares de empregos e renda, incrementa a arrecadação dos municípios, melhora a qualidade de vida dos cooperados, fomenta o mercado de peças, máquinas e combustível, e atua com firmeza no processo de recuperação dos passivos ambientais por meio de projetos pós-extrativismo, como de piscicultura, fruticultura, reflorestamento, pastagens, entre outras atividades que garantem uma nova fonte de renda ao garimpeiro, devolvendo a terra de forma gradativa e com foco ambiental o poder de produtividade”, comentou o Senador Palma.
Durante o encontro, o Presidente da Cooperativa de Garimpeiros fez alguns pleitos ao Parlamentar Federal, a começar pela viabilização de aporte financeiro junto a Presidência da República para suprir as necessidades da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Produção Mineral em Mato Grosso (DNPM), recursos necessários para ampliar o quadro de servidores, equipar e reaparelhar o órgão federal, promover investimentos em pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, fiscalização do exercício das atividades de mineração no território Mato-grossense e em ações orientativas e de logística visando o cumprimento do Código de Mineração.
“O Senador Rodrigues Palma foi muito receptivo e deseja conhecer In Loco a funcionalidade da cooperativa e a operacionalização do extrativismo de ouro, bem como, a fase obrigatória de recuperação dos passivos ambientais. O legislador federal trabalhará para melhorar as Leis que incentivem o desenvolvimento da mineração, desde que obedeçam a legislação. Temos no companheiro Superintendente do DNPM-MT, Serafim Carvalho Melo, um grande parceiro, que mesmo diante da escassez e vulnerabilidade econômica do órgão federal, tem acolhido com muita prontidão os pleitos da COOGAVEPE, pessoa esta por quem temos o maior respeito e consideração, principalmente por reconhecer a grande parcela de contribuição que o setor mineral representa para a economia do estado”, declarou o Presidente Gilson Camboim.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.