Criada Diretoria Provisória da Federação das Cooperativas do Ramo Mineral de MT

Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral realizado em Peixoto de Azevedo decidiu pela criação da entidade de classe para fortalecer o Setor de Mineração Mato-grossense.
Criada Diretoria Provisória da Federação das Cooperativas do Ramo Mineral de MT

A Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) realizou este mês o Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes de cinco cooperativas de Mato Grosso e do Estado do Pará.

O objetivo é fortalecer o segmento cooperativista mineral com a finalidade de atuar na organização, pesquisa, logística de extração, lavra, industrialização, comercialização, importação e exportação de produtos minerais dentro de um equilíbrio econômico, ambiental e social.

Dentre as temáticas discutidas entre os líderes das cooperativas do ramo mineral, universidades, Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs) e a OCB-MT estiveram assuntos ligados a autorização do titular do direito de exploração mineral para comercialização do produto e participação das cooperativas legalmente constituídas em leilões de áreas, criação de reservas garimpeiras, promoção da mídia positiva do ramo mineral no contexto Mato-grossense, demandas organizacionais com assessoria e consultoria da OCB.

Durante o evento inserido na programação dos 10 anos da COOGAVEPE e da Festa dos Garimpeiros 2018, foi discutida a criação da Federação Mato-Grossense das Cooperativas do Ramo Mineral. Oportunidade em que unanimemente houve a adesão de todos os participantes do Fórum, opinando favoravelmente pela constituição e formalização da Diretoria Provisória da FECOMIN – Federação das Cooperativas Minerais de MT, que terá a frente o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim e demais membros das Cooperativas COOPERPOCONÉ, COOMIPAZ, COOPERALFA e COMPEL.

Através da FECOMIN serão elaborados Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Setor Mineral no Estado de Mato Grosso, Projetos e Ações Proativas a Melhoria das Políticas Públicas, Estreitamento e maior Interatividade junto as esferas de Governo, Formalização de Parcerias no Campo de Pesquisas com as Universidades, Investimento Privado na Área de Tecnologia em Mineração, entre outras metas e objetivos a serem alcançados.  

Fonte Noticia Vip

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.