Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral realizado em Peixoto de Azevedo decidiu pela criação da entidade de classe para fortalecer o Setor de Mineração Mato-grossense.
A Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) realizou este mês o Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes de cinco cooperativas de Mato Grosso e do Estado do Pará.
O objetivo é fortalecer o segmento cooperativista mineral com a finalidade de atuar na organização, pesquisa, logística de extração, lavra, industrialização, comercialização, importação e exportação de produtos minerais dentro de um equilíbrio econômico, ambiental e social.
Dentre as temáticas discutidas entre os líderes das cooperativas do ramo mineral, universidades, Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs) e a OCB-MT estiveram assuntos ligados a autorização do titular do direito de exploração mineral para comercialização do produto e participação das cooperativas legalmente constituídas em leilões de áreas, criação de reservas garimpeiras, promoção da mídia positiva do ramo mineral no contexto Mato-grossense, demandas organizacionais com assessoria e consultoria da OCB.
Durante o evento inserido na programação dos 10 anos da COOGAVEPE e da Festa dos Garimpeiros 2018, foi discutida a criação da Federação Mato-Grossense das Cooperativas do Ramo Mineral. Oportunidade em que unanimemente houve a adesão de todos os participantes do Fórum, opinando favoravelmente pela constituição e formalização da Diretoria Provisória da FECOMIN – Federação das Cooperativas Minerais de MT, que terá a frente o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim e demais membros das Cooperativas COOPERPOCONÉ, COOMIPAZ, COOPERALFA e COMPEL.
Através da FECOMIN serão elaborados Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Setor Mineral no Estado de Mato Grosso, Projetos e Ações Proativas a Melhoria das Políticas Públicas, Estreitamento e maior Interatividade junto as esferas de Governo, Formalização de Parcerias no Campo de Pesquisas com as Universidades, Investimento Privado na Área de Tecnologia em Mineração, entre outras metas e objetivos a serem alcançados.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.