Cooperativa de Garimpeiros convoca gestores de mineração para reunião de trabalho sobre a atividade de extrativismo mineral.
Aconteceu na noite de ontem (27) reunião de trabalho envolvendo os gestores de garimpo da região Vale do Rio Peixoto. O evento foi convocado pela Diretoria da COOGAVEPE para tratar de assuntos de interesse da classe garimpeira.
Dentre os tópicos mais importantes esteve a atenção dos cooperados aos parâmetros legais obrigatórios para o início e continuidade das atividades de extração de ouro, para que não haja notificações, sanções e penalizações dos órgãos ambientais e fiscalizadores.
Outro fator cobrado com veemência diz respeito a organização dos garimpos por meio de alojamentos, sinalizações corretas, uso de instrumentos de proteção individual, a importância da Nota Fiscal no procedimento de comercialização do minério e até mesmo o direcionamento dos cooperados a fazerem o recolhimento da contribuição individual ao INSS para fins previdenciários.
No âmbito ambiental foram enfocadas as exigências da legislação sobre o processo de recuperação das áreas degradadas, pois caso não seja feita por parte do garimpeiro pode ocasionar o fechamento do empreendimento, severas e pesadas multas da SEMA-MT e do IBAMA. Neste contexto a Cooperativa de Garimpeiros indica que sejam revitalizadas as áreas já mineralizadas através de projetos que representem uma nova fonte de renda, como: piscicultura, reflorestamento, pastagem e fruticultura.
Oportunamente a instituição apresentou empresas parceiras que auxiliam os garimpeiros na implementação de projetos de energia solar, não apenas na funcionalidade da lavra, mas também nos alojamentos, sedes e moradias das propriedades já licenciadas para mineração. Este processo representa energia limpa, renovável e sustentável com baixo impacto econômico e ambiental.
Por fim, o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim solicitou mais participação dos gestores de mineração e garimpeiros cooperados nas discussões, debates e na formatação de estratégias de atuação, planejamento e execução de projetos que venham resguardar para o futuro a possibilidade de manutenção na atividade garimpeira no status de forte segmento produtivo para o setor econômico de Mato Grosso.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.