Alimentos serão distribuídos para entidades e instituições filantrópicas de Peixoto de Azevedo
A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo - AGRIPAC, recebeu a Secretária de Assistência Social de Peixoto de Azevedo, Marisete Alberti Souza e representantes da Secretaria de Agricultura e EMPAER-MT para tratar de assuntos inerentes ao Projeto de Aquisição de Alimentos da CONAB e a distribuição para as entidades e instituições filantrópicas do município.
Segundo o Presidente da AGRIPAC, Pedrinho Medeiros, a título de contrapartida, os agricultores familiares reivindicam da Prefeitura a disponibilização do transporte dos alimentos hortifrutigranjeiros que são produzidos nos assentamentos rurais até a sede da cidade.
“Isso é muito importante para os associados, uma vez que seria uma forma de incentivo e eliminação de custos com combustível e manutenção mecânica do caminhão da associação. Precisamos fazer essa parceria com o Poder Público e enxugar os gastos para que possamos custear e manter a instituição, que possui prédio próprio, equipamentos, patrulhas agrícolas, entre outras situações que demandam recursos financeiros”, explicou Pedrinho Medeiros.
Atualmente 22 produtores rurais devidamente associados estão inseridos no Programa da CONAB, sendo que foi viabilizado mais de R$ 87.000,00 para que o Governo Federal promova a compra dos alimentos e por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social direcione as frutas, verduras, legumes e hortaliças para as entidades filantrópicas, como ocorreu no ano de 2018 onde foram contemplados o Hospital Regional, APAE, Projeto Luz do Amanhã, CUFA, Unidade Prisional, Lar dos Idosos, Creches, Escolas, entre outras.
“Aproveitamos a presença dos representantes da Prefeitura Municipal para pleitear uma atenção especial no que se refere a assistência técnica aos produtores rurais, pois ela representa maior produtividade no campo, manejo correto das culturas, diversificação do cultivo, enfim, as instruções e orientações necessárias para evitar perdas e otimizar a agregação de qualidade e valor aos alimentos”, disse Medeiros.
A Secretária de Assistência Social, Marisete Alberti Souza, garantiu que quinzenalmente o Caminhão da Secretaria de Agricultura fará toda logística de transporte dos alimentos e que levará a solicitação da AGRIPAC ao Prefeito Maurício Ferreira para que formalize um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura, EMPAER e Associação no sentido de providenciar a inserção de assistência técnica nas cadeias produtivas desenvolvidas pelos associados.
“Este projeto é essencial não apenas para as entidades filantrópicas, mas também garante alimentação saudável e nutritiva as pessoas que participam das oficinas do CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como as crianças e adolescentes da Casa de Retaguarda. Este ano desenvolveremos a distribuição ainda mais organizada e planejada. Aproveito para parabenizar todos da AGRIPAC que tem se esforçado para renovação dos projetos junto a CONAB e consequentemente produzido mais e com excelência”, enfatizou a Secretária Marisete.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.