Dr. José Agnaldo do HR de Peixoto de Azevedo palestrou para mais de 30 Balseiros de Mineração.
Durante reunião da COOGAVEPE – Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, com a participação dos cooperados que atuam na modalidade de mineração com balsas (Dragas) no Rio Peixoto, esteve palestrando no auditório da Câmara de Vereadores, o Médico - Clínico Geral, Dr. José Agnaldo Paranhos.
Na oportunidade ele enfocou os potenciais riscos à integridade física dos trabalhadores que fazem mergulhos, desde riscos físicos, ergonômicos, químicos, biológicos e até mesmo acidentes.
Os principais agravos à saúde detectados no desenvolvimento da atividade incluem infecções respiratórias, dorsalgias, dermatoses e manifestações clínicas relacionadas com Barotrauma - uma manifestação patológica ligada a variações de pressão no interior do corpo.
Dr. José Agnaldo orientou os presentes sobre os cuidados e precauções no trabalho e a busca de atendimento médico imediato quando do acometimento por algum tipo de enfermidade, pois várias sequelas podem ser evitadas.
O que se espera é que o garimpeiro preserve mais sua saúde e vida, a começar pela utilização de equipamentos de proteção individual e a realização de consultas médicas com maior frequência, pois a avaliação preventiva pode detectar doenças mais precocemente, viabilizando assim o tratamento e a cura.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.