Pais de Alunos de União do Norte dizem NÃO a aulas remotas

Em reunião com vereadores pais e responsáveis dizem não aceitar a proposta do município e exigem aulas presenciais e investimentos na educação
Pais de Alunos de União do Norte dizem NÃO a aulas remotas

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (01) nas dependências do Centro Catequético de União do Norte, reunião ampliada para discutir a volta as aulas do ano letivo 2023, que por força de Portaria Nº 003/2023 da Secretaria Municipal de Educação deverá ser por meio de apostilas, ligação telefônica e auxilio virtual remoto (Internet - Grupos de Whatsapp).
 
Participaram da reunião dezenas de pais, mães e responsáveis pelos estudantes matriculados na Escola Municipal Vida e Esperança no núcleo urbano do maior Projeto de Assentamento da América Latina.
 
Todos os presentes na reunião, além de extremamente revoltados e indignados, não aceitaram a proposta apresentada pela Secretaria de Educação e acabaram por não levar as apostilas e decidiram não faz parte dos grupos de whatsapp.
 
Eles alegam que é uma obrigação da Prefeitura oferecer aulas presenciais aos seus filhos, trata-se de um Direito Constitucional e que está sendo tolhido, uma vez que muitos dos pais são agricultores e não possuem formação e conhecimento o suficiente para ajudar as crianças nas lições apostiladas, por vídeos, áudios e mensagens, tornando o processo ensino-aprendizado praticamente inválido.
 
Os pais e responsáveis ainda denunciaram a falta de planejamento da administração Peixotense com relação ao desenvolvimento de ações preventivas de infraestrutura nas estradas dos travessões, onde por conta das fortes chuvas, pontes, pontilhões e bueiros foram destruídos, algo que acontece todos os anos, mas que não são executadas obras estruturantes para garantir a trafegabilidade e que comunidades rurais não fiquem ilhadas.
 
A população não aceita mais tanta embromação, atraso, desrespeito e malversação do dinheiro público, já que uma obra de reforma e adequação, como é o caso da Escola Municipal Vida e Esperança perdura por mais de dois anos.
 
Outra reivindicação da comunidade escolar diz respeito a precariedade dos ônibus locados para fazer o transporte de alunos que estão em péssimas condições e fora dos padrões de segurança exigidos pelo Ministério da Educação.
 
Os mais de 12.000 habitantes de União do Norte cobram que sejam aplicados os recursos do FETHAB, Mineração, Agronegócio e da arrecadação de tributos na melhoria dos serviços públicos de saúde, educação, infraestrutura, coleta de lixo, iluminação pública e nas demais áreas, uma vez que nunca em sua história houve tanto descaso com esta localidade que faz parte do território da cidade de Peixoto de Azevedo.
 
Os vereadores, Rosangela Matos Dias (Zinha), Eliege Krul, Chiquinho Aboiador, Zal Vacaro, Mário do Gás e Professor Evandro, ouviram as denúncias, reclames, indignações e cobranças dos cidadãos e disseram que buscarão uma resposta positiva e urgente para a atual situação.
 
Caso não sejam atendidas em seus pleitos, os pais estão se mobilizando para realizar uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.